Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Debate sobre inclusão social encerra programação de seminário
Início do conteúdo da página

Debate sobre inclusão social encerra programação de seminário

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Terminou nesta sexta-feira (3) o I Seminário de Assistência Estudantil e Inclusão Social, realizado na Universidade Federal do Piauí e organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). O evento contou com a participação de estudantes e de profissionais do Piauí e de outros estados que abordaram o tema através de palestras, mesas e conferências.

Entre as palestras ministradas no segundo dia do seminário, estava a da professora Dra. Ana Cristina Brito Arcoverde, da Universidade Federal de Pernambuco, que falou sobre a “Política de Democratização do Acesso ao Ensino Superior”. “O ensino superior é um bem público e o bem público é de uso comum, não pode ser seletivo. É um desafio enorme montar uma política de acesso ao ensino superior para todos, devido ao nosso próprio modelo de política no Brasil, que é muito complexo”, disse.


Professora Dra. Ana Cristina Brito Arcoverde falou sobre a
“Política de Democratização do Acesso ao Ensino Superior”

O segundo dia de programação contou ainda com a mesa redonda “Políticas de inclusão: Do Direito à Operacionalização”, com a promotora de Justiça Marlúclia Gomes Evaristo Almeida e a professora Msc. Marta Freitas, da Secretaria Estadual de Educação.

Em sua explanação, dentre vários aspectos conceituais e legais, a promotora enfatizou a diferença entre integração e inclusão: o primeiro termo se refere “à participação da pessoa com deficiência na socidade, mas sem, necessariamente, fazer parte dela”; no segundo, “a pessoa com deficiência passa a fazer parte, já não é mais excluída, na medida em que lhe são oferecidos recursos para que isso aconteça”.
 

Professora Marta Freitas e promotora Marlúclia Almeida falaram sobre inclusão social

Segundo a professora Marta Freitas, “a universidade tem um papel muito importante na inclusão das pessoas com deficiência, pois tem a possibilidade de fomentar, através de estudos, práticas inovadoras para essa inclusão”.



Encerramento do seminário contou com apresentação teatral do grupo Metamorfose

A pró-reitora da PRAEC Nadir Nogueira acredita que o evento alcançou os objetivos pretendidos nessa primeira edição. “Espero que o seminário tenha continuidade, considerando os resultados que obtivemos, como a participação efetiva dos alunos e principalmente a abordagem, pelos temas que foram tratados aqui. O objetivo era mesmo esse, de trazer pessoas que nos ajudassem a pensar sobre a assistência estudantil, efetivamente inclusiva”, avaliou.

Por Fernanda Dino

Fim do conteúdo da página