Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Grupo de Estudos GEASPI representa o Campus de Picos da UFPI no I Festival de Mel de Simplício Mendes

Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2022, 11h44 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 11h54

O Grupo de Estudos sobre Abelhas do Semiárido Piauiense – GEASPI, coordenado pela Professora Juliana Bendini do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí, esteve presente no I Festival de Mel de Simplício Mendes – PI.

O evento foi organizado pela Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (COMAPI) com o objetivo de incentivar o consumo de mel e valorizar a apicultura local. Vale lembrar que a COMAPI foi responsável pela primeira exportação de mel do Estado, em 2002. Mas, atualmente, reconhece a importância de se investir no mercado interno.

Apicultores_copy.jpg

Apicultores visualizando o mel no microscópio com a estudante Mayara Vieira, do GEASPI.

Conforme a professora Juliana Bendini, o Campus de Picos da UFPI esteve representado através do GEASPI na programação do evento com a exposição “Mel com Ciência”. Na ação, a diversidade do mel do semiárido piauiense foi apresentada com demonstrações de suas cores e sabores, além da riqueza da flora da Caatinga.

“No nosso estande, os visitantes também puderam observar no microscópio o mel produzido na região e identificar a presença de grãos de pólen. Eles puderam perceber que existem diferentes tipos de pólen no mel e que cada um é proveniente de uma planta da nossa Caatinga, assim como nós temos a nossa impressão digital”, explica a docente.

estande_copy_copy.jpg

Exposição “Mel com Ciência” (GEASPI/UFPI) no I Festival de Mel de Simplício Mendes.

Durante o evento, a professora Juliana Bendini e alunos da Licenciatura em Educação do Campo/ Ciências da Natureza: José Adailton dos Anjos Sousa e Ana Lívia Campos e Mayara Vieira do curso de Ciências Biológicas, conversaram com os apicultores e trataram de aproximar a ciência e a apicultura.

geaspi.jpg

Professora Juliana Bendini com os integrantes do GEASPI: Ana Lívia, Mayara e Adailton.

A programação do evento contou também com o I Concurso de Mel da Microrregião de Simplício Mendes, organizado pela primeira Sommelier de mel no Brasil, Teresa Raquel Bastos, a convite da Cooperativa.

concurso.jpg

Comissão avaliadora do I Concurso de Mel da microrregião de Simplício Mendes: Sr. Carolino, Profa Juliana e a Sommelier Teresa Bastos.

O Grupo de Estudos sobre Abelhas no Semiárido Piauiense é coordenado pela professora Juliana Bendini desde 2015, cadastrado junto ao CNPq e junto a UFPI, e conta com alunos de graduação e pós-graduação.

Publicação

A professora Juliana Bendini, da Ledoc e a aluna do Curso de Nutrição, Francisca Joyciane de Sousa, do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (UFPI), assinam o artigo “Consumo de Produtos Apícolas no Piauí durante a Pandemia da Covid-19”, publicado em setembro deste 2022, na Revista Higiene Alimentar.

No trabalho, é constatado que houve um aumento no consumo de produtos apícolas durante a pandemia no estado do Piauí. Clique aqui e confira o Artigo.

Fotos: Geaspi