Biblioteca Setorial

Biblioteca José Albano de Macedo - UFPI / CSHNB

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A Biblioteca Universitária atua na promoção do acesso à informação e dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Universidade, contribuindo para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Estado do Piauí. Recebeu esse nome em homenagem ao ilustre filho da terra José Albano de Macedo, popularmente conhecido como “Ozildo Albano”, nasceu no dia 20 de novembro de 1930, na cidade de Picos-PI. Todo potencial intelectual e humano de Ozildo Albano foi voltado para as raízes de sua terra e do seu povo. Como pessoa pública, mas de tamanha humanidade, soube consolidar laços afetivos e cultivar o amor à história de Picos. Sendo um historiador nato, soube edificar um notável patrimônio cultural de incalculável valor.       

Fonte: Site da UFPI e do Museu Ozildo Albano

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Segunda a sexta-feira, de 08h às 20h.

Informações Gerais da Biblioteca

  • Espaço Físico:

         816,48m²

  •  Espaços da Biblioteca e Capacidade de usuários:

         Salão de estudos : 84 lugares

         06 Salas de Estudo em grupo: 24 lugares

         Cabines de estudo individual: 25 lugares

         Total: 133 lugares

 

Acervo Bibliográfico em Números

Títulos 7.336
Exemplares (Geral) 25.176
Exemplares Disponíveis 19.467
Cativos 5.709
Acervo Piauí 1.115

    *Atualizado em 25/08/2025.

       

      Serviços e Produtos Oferecidos pela Biblioteca

      Produtos Serviços

      Catálogo automatizado

      Treinamento de usuários

      Elaboração de ficha catalográfica

      Exposições de obras

      Livros impressos

      Orientação de trabalhos acadêmicos

      Repositório de TCCs

      Levantamento bibliográfico

      Bases de dados

      Circulação de materiais impresso

      Portal Target Gedweb (ABNT)

      Emissão de nada consta

      Portal CAPES

      Catalogação de livros e trabalhos

      Canais informativos (Redes sociais)

       

      Acesso à Biblioteca

      Para que se tenha acesso aos produtos e serviços da biblioteca, é necessário acessar o SIGAA ➡Biblioteca ➡Cadastrar para utilizar os serviços da biblioteca.

      Atenção: Após a leitura e concordância das normas da Biblioteca é necessário gerar uma senha de seis a oito dígitos, somente com números para concretizar o vínculo.

      Regras de Empréstimos de Materiais Bibliográficos

      O empréstimo domiciliar é exclusivo para Docentes, Técnicos e Discentes de graduação e pós-graduação da UFPI.

      Alunos de Graduação

      3 Livros

      7 Dias

      Alunos de Pós-Graduação

      4 Livros

      14 Dias

      Professores

      4 Livros

      14 Dias

      Técnicos Administrativos

      4 Livros

      14 Dias

                                                                                                                              *Regimento Interno da Biblioteca

      Normas da ABNT

       O Target GEDWeb é um sistema de gestão de normas e documentos regulatórios que proporciona acesso unificado a toda regulamentação técnica (normas, regulamentos, portarias, resoluções), a nível nacional e internacional.  O sistema rastreia e atualiza, diária e automaticamente, centenas de milhares de regulamentações técnicas incluindo normas da ABNT. O Target GEDWeb permite a pesquisa, visualização completa, impressão e leitura offline das normas do seu acervo técnico, além de possibilitar a solicitação direta de documentos que ainda não estejam contemplados na coleção de normas da instituição. O sistema ainda oferece cursos técnicos online, normas comentadas e artigos técnicos.

       Para acessar a plataforma é necessário possuir e-mail institucional, de domínio ufpi.edu.br e realizar o cadastro através do endereço www.gedweb.com.br/ufpi. Aqueles que ainda não possuem e-mail institucional devem solicitar clicando no link

       Segue abaixo algumas das principais normas para trabalhos acadêmicos: 

      NBR 6022/2018 (Artigo científico) PDF

      NBR 6023/2025 (Referências) PDF

      NBR 6027/2012 (Sumário) PDF

      NBR 10520/2023 (Citações) PDF

      NBR 14724/2024 (Trabalhos acadêmicos) PDF

      Solicitação de Fichas Catalográficas

      A elaboração da Ficha Catalográfica é o serviço de catalogação na fonte exigido pela UFPI para as monografias, TCCs, dissertações e teses de seus cursos de graduação e pós-graduação que só deve ser solicitada, SOMENTE APÓS as correções realizadas pela banca avaliadora.

      A ficha catalográfica é elaborada por profissional bibliotecário conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente. Deve ser impressa no verso da folha de rosto dos trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação.

      A solicitação da ficha catalográfica será via SIGAA:  técnico e professor da UFPI (acesse o Módulo do Servidor) - discentes (acesse o Portal do Discente).

      Ressaltamos que a Biblioteca estabelece um prazo de até 10 (dez) dias úteis para o retorno da solicitação.

      Pagamento de Multas

      A forma de pagamento das multas será exclusivamente via Pix para todos os usuários. 

      O usuário poderá fazer a devolução do material mesmo que não obtenha o valor da quitação para aquele momento. Neste caso, o valor ficará congelado, até que seu pagamento seja efetuado.

      A quitação com a Biblioteca é fundamental para a expedição da declaração do nada consta, documento solicitado pela UFPI para expedição do diploma.

      Passo a passo para a realização do depósito do TCC na Biblioteca

      Após a realização de todas as correções do TCC e já com as assinaturas da banca na folha de rosto do trabalho, solicite a ficha catalográfica via SIGAA;

      Organize seu trabalho de acordo com as normas vigentes da ABNT;

      Com a ficha em mãos, coloque-a na página posterior a folha de rosto;

      Por fim, baixe o Termo de autorização, que você encontrará aqui mesmo nesta página. Preencha, assine e anexe ao final do TCC;

      Envie tudo em um único arquivo em PDF para o e-mail institucional da biblioteca (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e caso não tenha mais nenhuma disciplina para pagar e não obtenha nenhuma pendência com a biblioteca em termos de entrega de material ou financeiro, solicitar seu documento de “nada consta” no mesmo e-mail.

      A Portaria 032/2015, PRPG de 10/12/2015, torna obrigatório o depósito devendo os discentes autorizar expressamente a disponibilização em rede de suas monografias, dissertações e teses.

      Para acessar o termo de autorização, clique aqui.

       

      Regras para uso das Salas de Estudo

      A Sala 02 é disponibilizada para pessoas com deficiência com necessidade de acompanhante, mediante prévia reserva (bolsista ou não do NAE). A reserva se faz exclusivamente via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com os horários e os dias desejados, anexado a declaração do NAE, em que conste o nome do aluno com deficiência e do acompanhante.

      Para as demais salas as regras de uso são: ocupação entre quatro e seis estudantes (sem necessidade de agendamento). Vedado o uso do ambiente para fins não acadêmicos.

       

      Uso da Biblioteca para sessão de fotos de formatura ou gravação de vídeo

      É permitido o acesso ao ambiente da Biblioteca para sessões de fotos e vídeos, mediante agendamento prévio com três dias de antecedência, através do e-mail do setor. O trabalho deve ocorrer dentro dos dias e horários de funcionamento com a presença exclusiva de servidores lotados na Biblioteca. 

      Obs: A circulação dos usuários, tanto no acervo, quanto nos salões de estudos,  não deve ser interrompida durante a execução dos trabalhos.

      Equipe Biblioteca UFPI / CSHNB

      Bibliotecários:

      Sérvulo Fernandes da Silva Neto (Bacharel em Biblioteconomia – UFPB)

      Maria Letícia Alcantara Gomes (Bacharel em Biblioteconomia – UFCA)

      Atendentes / Assistentes em Administração

      - Mônica de Moraes Silva (Graduada em Nutrição)

      - Elizeth Leal de Sousa (Graduado em Administração)

      - Josué José Leal (Graduado em Contabilidade)

      - Lícia Mayra Coelho Ferreira (Graduada em Direito)

      - Nivaldo José de Moura ( Graduado em Letras)

      - Frauzo Coelho Mendes (Graduado em História)

      Setor com Jornada Flexibilizada no CSHNB

      De acordo com a Resolução Nº 063/2019 - CAD/UFPI, que estabelece os critérios e as condições para a adoção da flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em educação, no âmbito da Universidade Federal do Piauí, e conforme a solicitação mediante processo aberto pela chefia imediata dos setores, conforme análise e parecer da Comissão de Flexibilização de Jornada de Trabalho da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Ato da Reitoria, a direção do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) por meio da Divisão de Recursos Humanos (DRH) disponibiliza o horário de funcionamento dos setores com jornada flexibilizada com o respectivo servidor responsável pelo atendimento ao público:

      Escala de trabalho:

      Em atualização.

      Canais de Relacionamento da Biblioteca

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      Links Importantes:

       

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