O Congresso Regional de Saúde Coletiva
O primeiro Congresso Regional de Saúde Coletiva aconteceu em 2014, reuniu docentes, pesquisadores, gestores, profissionais de saúde, movimentos sociais, lideranças da Saúde Coletiva e todos aqueles interessados em debater saúde e cuidado sob a ótica dos determinantes sociais e desafios contemporâneos na perspectiva do semiárido. Durante o evento científico foram abordados assuntos como formação, processo de trabalho, atenção humanizada à saúde, epidemiologia das doenças prevalentes locais, determinantes sociais, controle social, avaliação em saúde, saúde da família, pesquisa e pós-graduação, dentre outros.
O segundo Congresso Regional de Saúde Coletiva aconteceu em 2016 e foi direcionado a estudantes, alunos de pós-graduação e profissionais da área da saúde e afins, oriundos de instituições públicas e privadas dos diversos estados do nordeste. Seu alcance territorial e sua importância para qualificação profissional justificam os esforços, o investimento material e o apoio das agências de fomento. O evento é um espaço privilegiado para intercâmbio de saberes, experiências e práticas no campo da produção acadêmica, científica e no ofício dos profissionais de saúde e da educação que trabalham na realidade do sul do Piauí.
O evento possui potencial de inovação de processos e serviços, uma vez que pretende-se elaborar uma carta de recomendações que possa auxiliar todos os atores envolvidos no processo de promoção da saúde (gestores, usuários, trabalhadores de saúde, universidades e faculdades) a possibilitar a criação e/ou implantação das Redes de Atenção à Saúde no estado do Piauí.
O terceiro Congresso Regional de Saúde Coletiva aconteceu em 2018 e teve com o tema “Caminhos da formação em saúde para o SUS: a docência que busca a saúde”. O mesmo debateu a formação em saúde para o SUS no estado do Piauí, discutindo os nós críticos e fomentando o desenvolvimento de novos saberes no campo da formação em saúde advindas do compartilhamento de conhecimentos, experiências e vivências multiprofissionais, a fim de promover melhorias para a saúde da população.
O quarto Congresso Regional de Saúde Coletiva acontecerá em 2020 e tem com o tema “Interprofissionalidade em saúde: desafios e potencialidades” tem como objetivo discutir a interprofissionalidade em saúde, debater a formação em saúde para o SUS no estado do Piauí, discutindo os nós críticos e fomentando o desenvolvimento de novos saberes no campo da formação em saúde advindas do compartilhamento de conhecimentos, experiências e vivências interprofissionais, afim de promover melhorias para a saúde da população.
O evento será promovido pelo Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva da UFPI e tem o apoio do PET saúde Picos, UESPI e RSA.
Acesso do site do Congresso: www.saudecoletivapicos.com.br
Acesso ao Instagram do congresso: @congressorsc