Programas e Projetos Obsesp

Exposição de fatores epidemiológicos que influenciam na saúde de adultos e idosos

COORDENADOR(A): Prof.ª Laura Maria Feitosa Formiga.

VIGÊNCIA: 01/01/2025 a 31/12/2026.

Este projeto tem como foco realizar ações de divulgação de dados epidemiológicos das condições de saúde da população adulta e idosa do estado do Piauí. Esse público apresenta vulnerabilidade para o desenvolvimento de doenças crônicas, tornando essencial a disseminação de informações sobre aspectos clínicos, antropométricos, estilo de vida e ingestão alimentar. O foco é fornecer orientações adequadas e encaminhar, quando necessário, a profissionais especializados, contribuindo para a prevenção de riscos e complicações. O estilo de vida, definido pelo conjunto de hábitos, escolhas e costumes individuais, exerce influência direta na saúde. Diversas práticas podem influenciá-lo positivamente ou negativamente; a exemplo da ingestão de bebidas alcoólicas, o tabagismo, a alimentação, a prática de exercícios físicos, dentre outros. Por isso, é indispensável reconhecer os fatores que interferem na qualidade de vida da população adulta e idosa, a proporção com que influenciam positivamente o estilo de vida e a importância de adotar práticas saudáveis no dia a dia. Nesse contexto, compreender os fatores de risco e suas implicações permite direcionar ações eficazes de orientação e cuidado, considerando as especificidades desse público, cujas condições crônicas e complexas demandam atenção diferenciada para a promoção da qualidade de vida.

 

CURSO E/OU EVENTOS REALIZADOS:

        Atividade de extensão: Produção de folder educativo para os adultos e idosos sobre a prática de atividades saudáveis. Destinado ao corpo discente e docente do CSHNB/UFPI, aos adultos, idosos e profissionais da saúde do município de Picos-PI.
Previsão de realização: 2025.

        Curso de extensão: "Doenças crônicas na fase adulta e terceira idade”. Destinado aos profissionais da área de saúde, ao corpo docente e discente dos cursos da área de saúde do CSHNB/UFPI e de outras instituições de ensino.
Previsão de realização: 2026.
 

Ações educativas para promoção de hábitos de vida saudável em escolares

COORDENADOR(A): Prof.ª Edina Araujo Rodrigues Oliveira

VIGÊNCIA: 01/01/2025 a 31/12/2026

O presente projeto tem como proposta divulgar informações baseadas em evidências científicas, por meio de uma abordagem multiprofissional, sobre hábitos de vida saudável em crianças. Para tanto, pretende-se promover ações educativas a partir de dados epidemiológicos oriundos do “Inquérito de saúde de base populacional nos municípios de Teresina e Picos, no Piauí (ISAD-PI)”, visando fortalecer a atenção à saúde infantil. As estratégias de educação em saúde abordarão o crescimento e desenvolvimento infantil, a promoção do consumo de alimentos saudáveis e a redução do sedentarismo, integrando escola, família, comunidade e serviços de saúde. O projeto será realizado com as crianças matriculadas na rede municipal de ensino da zona urbana do município de Picos – PI, através de encontros mediados pelo corpo discente e docente, com a utilização de materiais impressos e audiovisuais. Portanto, espera-se que ao disseminar conhecimentos sobre estilo de vida saudável, o projeto contribua para a promoção do cuidado integral a saúde deste público, com a participação ativa da família, comunidade e educadores.

 

CURSO E/OU EVENTOS REALIZADOS:

  • Curso de extensão: "Estilo de vida saudável: desafios e perspectivas para a saúde infantil". Destinado ao corpo discente dos cursos da área de saúde do CSHNB/UFPI e de outras instituições de ensino e profissionais da área.
    Previsão de realização: 2025.
  • Atividade de extensão: Elaboração de material educativo com dados epidemiológicos para promoção da saúde do escolar. Destinado ao corpo discente dos cursos de saúde do CSHNB/UFPI, escolares matriculados na rede municipal de ensino da zona urbana de Picos PI, mães, pais, cuidadores e/ou familiares do público infantil e profissionais de educação da rede municipal de ensino básico de Picos-PI.
    Previsão de realização: 2026.