A Superintendência de Tecnologia da Informação vem reforçar que a UFPI está em um iminente bloqueio de alguns serviços em nosso ambiente de e-mail institucional da Google. Todos os usuários de contas institucionais da UFPI já foram informados sobre este problema.
Em junho/2022 o Google Workspace da UFPI passou por alterações e consequentes mudanças no modelo de negócio anunciadas pelo Google para instituições de Ensino.
Para que a UFPI continue utilizando a versão gratuita do serviço, serão necessárias adaptações por parte de toda a comunidade acadêmica.
Cada usuário da conta Google Institucional terá limite de armazenamento específico, abaixo discriminado:
*Estudante: 1GB
*Servidor: 5GB
*Setorial: 10GB
Estes limites se referem à soma dos dados de consumo de cada conta individual, incluindo:
- e-mail, drive;
- planilhas;
- documentos;
- formulários, etc.
EXCEÇÂO: CANAIS NO YOUTUBE, que continuam com armazenamento ilimitado.
Além das mudanças no armazenamento, importante reforçar a observância das obrigações do usuário, previstas na Política de uso do Armazenamento de Dados em nuvem do Google, vinculado ao e-mail institucional e serviço, disponível em: PORTARIA.
ATENÇÃO!!
Dia 23/01/2023 (segunda-feira) serão EXCLUÍDAS as contas:
- 6 meses após a conclusão de curso;
- Exoneração de servidor público - Imediato;
- Aposentadoria do servidor - Imediato;
- 6 meses sem qualquer acesso será suspenso e após mais 6 meses, excluído;
Se a UFPI não conseguir cumprir o armazenamento máximo de 100 TB até dia 23/01/2023 (segunda-feira), as aplicações do Google Workspace vão deixar de funcionar corretamente em todas as contas da UFPI – não apenas nas que descumprirem o limite. Uma das consequências será a impossibilidade de criar novos arquivos e editar arquivos no Google Drive.
Caso algum(a) usuário(a) permaneça acima da cota, mas a UFPI estiver com armazenamento abaixo de 100 TB, então as aplicações param de funcionar corretamente apenas na conta em questão. Porém se a UFPI não conseguir ficar abaixo de 100TB, TODA a comunidade acadêmica sofrerá as consequências explicadas anteriormente. Atualmente a UFPI está com atualmente 114 TB.
Pedimos a todos um empenho na remoção, se necessário, dos dados na sua conta google, principalmente os presentes no aplicativo Drive e Fotos.
Conseguimos adiar o máximo possível até o presente momento, podendo a Google a qualquer momento efetivar o que já havia sido noticiado ano passado.(1. Visão geral do armazenamento do Google Workspace for Education - Ajuda do Administrador do Google Workspace)
Lembrando que existem a possibilidade de utilizar o onedrive, da Microsoft, que oferece 1TB para cada conta com e-mail institucional ( Microsoft Office 365 para Escolas & Alunos | Microsoft Educação ).
De modo geral, duas formas de realizar o backup dos dados:
- Utilizando o aplicativo do Google Drive para realizar o download dos arquivos diretamente para seu computador de forma simples e intuitiva. Para isso, basta seguir o tutorial em https://support.google.com/a/users/answer/9965580?hl=pt-BR .
Importante: Ao realizar o processo com programa, verifique com atenção as informações no processo de instalação. Isso porque existem duas formas que o aplicativo mantém seus dados no computador.
*Uma forma é com um link simbólico, ou seja, ele somente irá registrar o arquivo VIRTUAL no computador , mas somente irá baixar quando for aberto .
*A outra forma é baixar, de fato, todos os arquivos, sendo este, o modo desejado.
Para quem criou o e-mail, via SINAPSE, ele é automaticamente vinculado. No entanto, é aconselhável verificar se o e-mail está sendo listado corretamente.
Para quem já possuía e-mail institucional antes do ano de 2019, deve utilizar a funcionalidade "Vincular E-mail Institucional" para que fique registrado no sistema a vinculação do seu usuário SIG com o e-mail.
Essa vinculação irá registrar o responsável pelo e-mail, continuando o e-mail cadastrado no SIG como o e-mail para o qual os sistemas enviam as mensagens.
--- Para dúvidas, abrir chamado no SINAPSE.UFPI.BR para mais informações e auxílios.