Licitações de TIC

Normativos para Contratações de TIC 

 Fluxo de Contratação de TIC da UFPI

Pregão Eletrônico

Fluxogramas:

Fase Interna: link    (Atualizado em Dez/2025)

Fase Externa: link


Primeira Etapa – Verificação no Plano de Contratações Anual (PCA)

  • Inicialmente, o solicitante deve verificar se os itens que deseja contratar estão cadastrados no Plano de Contratações Anual (PCA) da UFPI no Portal de Compras.
  • Cadastro de usuário no SIAFI/SIASG/Senha-Rede - clique aqui .
  • Se o item não estiver cadastrado no PCA, o solicitante deve buscar orientação junto à Coordenadoria de Compras e Licitações (CCL): Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Com o item cadastrado no PAC segue para a segunda etapa.

Segunda Etapa – Abertura do Processo pelo Solicitante

Documentação Inicial Obrigatória 

solicitante deve abrir o processo administrativo com os seguintes documentos:

  • Termo de Abertura de Processo - clique aqui.
  • Modelo de Documento de Formalização da Demanda (DFD) de TIC da UFPI, elaborado conforme as orientações do Portal do Governo Digital e contendo a indicação dos servidores que integrarão a Equipe de Planejamento da Contratação. Link do arquivo (.doc).
  • Comprovação de que o objeto está cadastrado no Plano de Contratações Anual (PCA)
  • Encaminhar processo para STI e solicitar a indicação do integrante técnico da STI.
  • Processo é encaminhado para a PRAD que encaminhará à PROPLAN para informar a previsão da despesa na LOA .
  • Quando o processo retornar à PRAD, a mesma elaborará Portaria nomeando membros para comissão de planejamento da contratação.

Terceira Etapa – Após a PRAD emitir a Portaria de Planejamento da Contratação:

A Equipe de Planejamento deverá elaborar e encaminhar o processo à CCL/PRAD:

  • Estudos Técnicos Preliminares (ETP)
  • Mapa de Risco (MR)
  • Termo de Referência (TR)
    • Modelos oficiais AGU / Governo Federal
      • Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC): clique aqui
      • Utilizar os códigos recomendados pelo Instrumento de Padronização dos procedimentos de contratação da AGUclique aqui 
          • Supressões: texto tachado
          • Inclusões: vermelho
          • Adaptações/alterações/ajustes: verde
          • Preenchimento de lacunas: azul
          • Justificativas, que devem ser transcritas abaixo de cada item modificado: cinza

Quarta Etapa – procedimentos serão realizados e/ou acompanhados pela CCL/PRAD

  1. Pesquisa de preços, podendo necessitar do auxílio do setor solicitante;
  2. Cadastro da Intenção de Registro de Preços no Siasg;
  3. Elaboração da minuta do Edital e anexos e inclusão de justificativas;
  4. Envio do processo para autorização da licitação pela autoridade competente;
  5. Análise jurídica pela PGF;
  6. Homologação do Parecer Jurídico pelo Reitor;
  7. CCL realiza os ajustes necessários e publica o Edital do Pregão.