Esta sessão descreve o catálogo de serviços realizados pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Nos limitamos estritamente a atender aos chamados relacionados nas listagem abaixo.
Qualquer problema ou dúvida não abrangida neste catálogo deve ser consultada anteriormente nos setores administrativos relacionados ao assunto em questão.
Ex: Dúvidas de matrícula ou mudança de datas de calendários acadêmicos contactar primeiramente a PREG, caso seja alguma inconsistência (bug) do sistema, a PREG entrará em contato com a STI.
São itens de TI segundo INSTRUÇÃO NORMATIVA SGD/ME Nº 47, DE 9 DE JUNHO DE 2022:
|
São serviços de TI sengundo INSTRUÇÃO NORMATIVA SGD/ME Nº 47, DE 9 DE JUNHO DE 2022:
|
Catálogo de Serviços da STI
INFRAESTRUTURA DE T.I.
{slider=Atendimento Técnico}
- Chamado destinado a atendimento técnico que abrange:
- Acesso à rede cabeada da UFPI.
- Acesso à Internet;
- Acesso à rede sem fio - Wi-Fi;
- Instalar e manter aplicativos licenciados e com permissão de uso no ambiente da UFPI;
- Instalação de computadores e seus periféricos (Monitor, mouse, teclado, etc) patrimoniados na UFPI.
- Auxiliar o uso dos sistemas de gestão da UFPI;
- Suporte aos usuários da instituição, no uso de aplicativos permitidos no ambiente da UFPI.
- Instalação do acesso do computador do usuário á impressora. Qualquer outro problema relacionado a Ilha de impressão, verificar o Item "Ilha de Impressão" neste artigo.
- ATENÇÃO - Computadores e Notebooks pessoais NÃO são contemplados. A STI não se responsabiliza por qualquer atendimento solicitado e realizado errôneamente.
{/slider}
{slider=Solicitação de Manutenção}
>> Formulário de Manutenção de Equipamento
>> Manual de movimentação de Bens no SIPAC
Para solicitar a manutenção, os setores solicitantes terão que obedecer os seguintes fluxo:
Serviços realizados na Divisão de Manutenção:
1.Manutenção de computadores e notebooks
- Formatação
- Retirada de vírus (quando possível)
- Substituir fonte
- Substituir memória RAM
- Adição de memória RAM (sujeito a avaliação dos técnicos responsáveis)
- Limpeza interna de gabinete
- Auxiliar na segurança dos recursos da rede (dados e serviços): instalando, configurando e atualizando programas gratuitos de anti-Vírus e anti-SpyWares; criando e mantendo rotinas de cópias de segurança (Backup);
- Instalar e manter Sistemas Operacionais (Windows ou Linux) nos computadores da instituição;
- Instalar programas GRATUITOS.
- Computadores HP (com Garantia), após a transferência do item para Divisão de Manutenção/STI, a STI entrará em contato direto com a HP para os devidos trâmites legais e burocráticos.
- Atenção: os computadores HP (SEM Garantia), que necessitem de manutenção, a Divisão de Manutenção/STI não possui peças compatíveis com HP, logo não realizamos manutenção em caso de problemas que necessitem a troca de peças.
2.Troca de bateria de nobreak de pequeno porte (até 1500va).
3.Manutenção de Impressoras da marca LEXMARK - solicitação via chamado no sistema SINAPSE (sinapse.ufpi.br).
No momento não dispomos de licitação para manutenção dos seguintes equipamentos:
- Impressoras (exceto LEXMARK);
- Nobreaks (exceto troca de bateria de nobreak de pequeno porte);
- Estabilizadores;
- Monitores.
{/slider}
{slider=Ilha de Impressão}
- Atenção: Estes serviços são referentes somente às impressoras de Marca Lexmark do contrato 12/2018;
- Instalar/Configurar Impressora
- Manual de abertura de chamado;
- Solicitação para instalação e configuração de impressora;
- Solicitação de Toner
- Manual de abertura de chamado;
- Solicitação de Toner quando finalizado;
- Manutenção de Impressora
- Manual de abertura de chamado;
- Solicitação de manutenção em caso de falha na impressora.
{/slider}
{slider=Data Show}
- Instalação de Novo DataShow
- Manual de abertura de chamado;
- Solicitação de instalação do DataShow. (Esse item não abrange à solicitação do aparelho de DataShow, somente à sua instalação);
- Manutenção de instalação do DataShow
- Manual de abertura de chamado;
- Solicitação de manutenção na instalação do DataShow. (Obs.: Este item não se refere a manutenção do aparelho de DataShow, somente a sua instalação (infraestrutura)).
{/slider}
{slider=Ponto de Rede}
- Solicitação de novo ponto de rede
- Manual de abertura de chamado;
- Solicitação para instalação de novo ponto de rede no setor.
- Manutenção de ponto de rede
- Manual de abertura de chamado;
- Solicitação de manutenção de ponto de rede com defeito;
{/slider}
{slider=Autenticação na Rede | Bloqueio de página}
- A necessidade da autenticação está em conformidade com a legislação vigente, notadamente o Marco Civil da Internet (LEI Nº 12.965).
- Problemas relacionados à autenticação na Rede para acesso á Internet:
- O usuário e senha são os mesmo usuários dos sistemas SIG;
- Antes de abrir chamado, verificar se está digitando a senha corretamente;
- Este chamado não realiza redefinição de senha. Para recuperar a senha acesse https://sigaa.ufpi.br/admin/public/recuperar_senha.jsf
- O usuário é limitado à utilização de 5 aparelhos com o mesmo usuário simultaneamente;
- Visitante ou terceirizado:
- Realizar o cadastro via cadastro.ufpi.br;
- Após o cadastro deve ocorrer a liberação de acesso pela chefia do setor.
- Ao inserir o CPF no campo Usuário, não utilize "."(ponto) ou "-"(hífen);
- Para redefinir senha acesse https://cadastro.ufpi.br/password/reset
- Bloqueio de Página:
- Solicitação de desbloqueio de página errôneamente bloqueada pelo sistema de firewall.
{/slider}
SISTEMAS
- SIGAA
- SIPAC
-
- Vídeos e Manuais do SIPAC
- Cadastrar Documento e Inserir documento no processo
- Cadastrar Documentos (ex.: Ata de Reunião): https://www.youtube.com/watch?v=0qqlg0cTju8
- SIGELEIÇÃO
-
Superadas as decisões de negócio e legais no escopo das comissões eleitorais, para o atendimento técnico dessas solicitações, precisamos que elas nos sejam encaminhadas, pelo respectivo serviço no SINAPSE (*), com no mínimo 10 dias úteis de antecedência constando:
1 - O formulário de parametrização da eleição (disponível no SIGEleição e no próprio serviço do SINAPSE; e
2 - As listas de votantes separadas por grupo de eleitores em XLS (Calc, Excel).
Destacamos, ainda, que solicitações de alteração nas listas de votantes já enviadas para STI devem ser encaminhadas pelo respectivo chamado no SINAPSE com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis da realização da eleição.
_____
(*) SINAPSE > Serviços de TIC (STI) > Sistema Acadêmico e Administrativo (SIGAA/SIPAC/SIGRH) > SIGEleição > Abrir Chamado (observar em "Manuais" o "Formulário de Solicitação de Eleição").
Formulário de Solicitação de eleição
Manual para geração da chave, acompanhamento e homologação de eleição
-