Perguntas e Respostas sobre conta G Suite Institucional da UFPI!
Como faço a vinculação do meu e-mail?
Caso tenha criado seu e-mail via SINAPSE, seu e-mail provavelmente está vinculado, a não ser que tenha excluído em algum momento. Para verificar se está vinculado, basta acessar sinapse.ufpi.br, realizar o login e acessar o menu esquerdo "Meus E-mails".
Caso o e-mail não esteja listado, pode realizar a vinculação via "Vincular E-mail Institucional". Em caso de algum erro, abrir um chamado no Sinapse em Home -> Serviços de TIC -> Suporte E-mail Institucional -> "Senha/E-mail de Unidade/Aumentar Armazenamento".
Mais detalhes em: https://ufpi.br/normas-de-utilizacao-de-e-mail-institucional
Os meus dados serão excluídos automaticamente a partir do dia 1 de julho de 2022?
Não. A administração das contas institucionais da UFPI não excluirá os dados de nenhuma das contas. No entanto, é importante nossa regularização devido ao limite de 100 TB para toda a instituição imposta pela Google. Caso a instituição ultrapasse o limite ( estamos com 190TB ), os serviços do GSuite estarão comprometidos. Por exemplo, o usuário somente poderá excluir ou baixar os dados do Drive, não podendo mais adicionar ou alterar dados existentes. A exceção se aplica ao serviço de E-mails, que continuará funcionando para receber e enviar. Mais detalhes em: 4. Definir limites de armazenamento - Ajuda do Administrador do Google Workspace
Uma solução (ao menos temporária) é a utilização do One Drive como alternativa. Ao criar uma conta utilizando o e-mail institucional, além de possibilitar o uso do office 365 online, é disponibilizado 1TB. Mais detalhes em Armazenamento na nuvem para estudantes | OneDrive (microsoft.com)
Importante: a exclusão das contas somente ocorrerão para contas de usuários inativos e para usuários com mais de 1 ano sem acesso ao e-mail. Além disso, usuários não vinculados no SINAPSE serão suspensos e, após 30 dias, excluídos. Mais detalhes em: Limitação no Cota de Armazenamento da Conta de E-mail Institucional (ufpi.br).
Está ocorrendo um erro ao tentar transferir os dados via takeout.google.com e apareceu a seguinte mensagem: "O recurso "Transferir seu Conteúdo" está disponível apenas para contas autorizadas do G Suite for Education ..."?
O recurso já está disponível para todos. Essa mensagem aparece quando o usuário está conectado com mais de um perfil no mesmo navegador e ao tentar acessar o site takeout.google.com a conta que abre é com um usuário que não é institucional.
Para resolver, a forma mais simples é abrir uma Aba anônima no navegador e acessar com sua conta institucional, realizando novamente o mesmo procedimento.
Mais detalhes de como realizar o procedimento de transferência/ backup: Como fazer o download dos seus dados do Google - Ajuda da Conta do Google.
Os dados não estão sendo migrados após a solicitação por completo e está demorando muito. E agora?
A administração do GSuite na UFPI não possui controle desse processo. A última informação repassada pelo suporte da Google é para aguardar um pouco mais, visto que pode mesmo demorar.
Não haverá qualquer tipo de exclusão ou penalização para os que já possuem transferência em andamento.
Qual a cota de armazenamento atual para cada um?
Detalhes podem ser verificados em : Limitação no Cota de Armazenamento da Conta de E-mail Institucional (ufpi.br)
A definição de cota atual pode vir a ser modificada, dependendo de diversos fatores. Novas atualizações serão sempre comunicadas por e-mail.
Como faço para ver os dados que possuo e o espaço atual ocupado? E como excluir após o ter realizado o backup desses documentos?
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Para analisar o uso do armazenamento e excluir arquivos grandes ou desnecessários no Drive, acesse: https://drive.google.com/drive/quota.
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Para analisar ou excluir arquivos grandes ou desnecessários em drives compartilhados, acesse https://drive.google.com/drive/shared-drives.
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Considere a possibilidade de excluir conteúdo do Drive que você pode ter copiado para um drive compartilhado.
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Para pesquisar e excluir e-mails desnecessários ou grandes, acesse Gerenciar arquivos do armazenamento no Google Drive e siga as instruções referentes ao Gmail.
Posso pagar para ampliar o armazenamento da minha conta institucional?
Não. Esse serviço individual é somente para contas pessoais do gmail. Contas institucionais não possuem planos individuais.