Limitação no Cota de Armazenamento da Conta de E-mail Institucional

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) reforça que, a partir de 01 de julho de 2022, o Google Workspace da UFPI vai passar por alterações, em consequência de mudanças no modelo de negócio anunciadas pelo Google para instituições de Ensino. 

Para que a UFPI continue utilizando a versão gratuita do serviço, serão necessárias adaptações por parte da comunidade acadêmica.

Cada usuário da conta Google Institucional terá limite de armazenamento específico, abaixo discriminado:
  • Estudante: 1GB
  • Servidor: 5GB
  • Setorial: 10GB
Estes limites se referem à soma dos dados de consumo de cada conta individual, incluindo e-mail, drive, planilhas, documentos, formulários, etc. – exceto canais no Youtube, que continuam com armazenamento ilimitado. 
Os valores podem ser alterados, após passar por uma segunda análise.

Além das mudanças no armazenamento, importante reforçar a observância das obrigações do usuário, previstas na Política de uso do armazenamento de dados  em nuvem do Google, vinculado ao e-mail institucional e serviço, disponível em: PORTARIA
 
Serão excluídas as contas:
  • 6 meses após a conclusão de curso;
  • Exoneração de servidor público - Imediato;
  • Aposentadoria do servidor - Imediato;
  • 6 meses sem qualquer acesso será suspenso e após mais 6 meses, excluído;
Se a UFPI não conseguir cumprir o armazenamento máximo de 100 TB, as aplicações do Google Workspace vão deixar de funcionar corretamente em todas as contas da UFPI – não apenas nas que descumprirem o limite. Não receber mais mensagens de e-mail ou não criar um novo arquivo no drive estão entre as consequências.

Caso algum(a) usuário(a) permaneça acima da cota, mas a UFPI estiver com armazenamento abaixo de 100 TB, então as aplicações param de funcionar corretamente apenas na conta em questão.
 
Pedimos a todos um empenho na remoção, se necessário, dos dados na sua conta google, principalmente os presentes no aplicativo Drive. 
Para isso, existem basicamente duas formas:
  • Realizar o download dos arquivos para seu computador ou para um HD externo.
  • Realizar a migração dos dados para uma conta google pessoal (Não institucional). Nesse caso, é possível realizar a migração automática via google, bastando seguir o seguinte passo a passo:  Processo de migração dos dados do e-mail Institucional (ufpi.br)
É imprescindível que todos os e-mails estejam devidamente vinculados no SINAPSE, na opção "Meus E-mails". 
 
Algumas observações:
  • Para quem criou o e-mail, via SINAPSE, ele é automaticamente vinculado. No entanto, é aconselhável verificar se o e-mail está sendo listado corretamente. 
  • Para quem já possuía e-mail institucional antes do ano de 2019, deve utilizar a funcionalidade "Vincular E-mail Institucional" para que fique registrado no sistema a vinculação do seu usuário SIG com o e-mail. 
  • Essa vinculação irá registrar o responsável pelo e-mail, continuando o e-mail cadastrado no SIG como o e-mail para o qual os sistemas enviam as mensagens.
 
 
--- Para dúvidas, abrir chamado no SINAPSE para mais informações e auxílios.