A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) reforça que, a partir de 01 de julho de 2022, o Google Workspace da UFPI vai passar por alterações, em consequência de mudanças no modelo de negócio anunciadas pelo Google para instituições de Ensino.
Para que a UFPI continue utilizando a versão gratuita do serviço, serão necessárias adaptações por parte da comunidade acadêmica.
Cada usuário da conta Google Institucional terá limite de armazenamento específico, abaixo discriminado:
Caso algum(a) usuário(a) permaneça acima da cota, mas a UFPI estiver com armazenamento abaixo de 100 TB, então as aplicações param de funcionar corretamente apenas na conta em questão.
Para que a UFPI continue utilizando a versão gratuita do serviço, serão necessárias adaptações por parte da comunidade acadêmica.
Cada usuário da conta Google Institucional terá limite de armazenamento específico, abaixo discriminado:
- Estudante: 1GB
- Servidor: 5GB
- Setorial: 10GB
Os valores podem ser alterados, após passar por uma segunda análise.
Além das mudanças no armazenamento, importante reforçar a observância das obrigações do usuário, previstas na Política de uso do armazenamento de dados em nuvem do Google, vinculado ao e-mail institucional e serviço, disponível em: PORTARIA.
Além das mudanças no armazenamento, importante reforçar a observância das obrigações do usuário, previstas na Política de uso do armazenamento de dados em nuvem do Google, vinculado ao e-mail institucional e serviço, disponível em: PORTARIA.
Serão excluídas as contas:
- 6 meses após a conclusão de curso;
- Exoneração de servidor público - Imediato;
- Aposentadoria do servidor - Imediato;
- 6 meses sem qualquer acesso será suspenso e após mais 6 meses, excluído;
Caso algum(a) usuário(a) permaneça acima da cota, mas a UFPI estiver com armazenamento abaixo de 100 TB, então as aplicações param de funcionar corretamente apenas na conta em questão.
Pedimos a todos um empenho na remoção, se necessário, dos dados na sua conta google, principalmente os presentes no aplicativo Drive.
Para isso, existem basicamente duas formas:
- Realizar o download dos arquivos para seu computador ou para um HD externo.
- Realizar a migração dos dados para uma conta google pessoal (Não institucional). Nesse caso, é possível realizar a migração automática via google, bastando seguir o seguinte passo a passo: Processo de migração dos dados do e-mail Institucional (ufpi.br)
É imprescindível que todos os e-mails estejam devidamente vinculados no SINAPSE, na opção "Meus E-mails".
Algumas observações:
- Para quem criou o e-mail, via SINAPSE, ele é automaticamente vinculado. No entanto, é aconselhável verificar se o e-mail está sendo listado corretamente.
- Para quem já possuía e-mail institucional antes do ano de 2019, deve utilizar a funcionalidade "Vincular E-mail Institucional" para que fique registrado no sistema a vinculação do seu usuário SIG com o e-mail.
- Essa vinculação irá registrar o responsável pelo e-mail, continuando o e-mail cadastrado no SIG como o e-mail para o qual os sistemas enviam as mensagens.
Perguntas e Respostas --> Perguntas e respostas sobre contas institucionais da UFPI (G Suite)
--- Para dúvidas, abrir chamado no SINAPSE para mais informações e auxílios.