Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - STI > Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPI informa alternativas para o recurso de gravações de reuniões e aulas na plataforma Google Meet
Início do conteúdo da página
Últimas notícias - STI

Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPI informa alternativas para o recurso de gravações de reuniões e aulas na plataforma Google Meet

  • Última atualização em Quinta, 03 de Fevereiro de 2022, 19h09

 

A Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Piauí informa a comunidade acadêmica que o recurso de gravação e armazenamento em nuvem de reuniões/aulas da plataforma Google Meet está desativado das contas de e-mail institucional da UFPI desde o dia 10 de janeiro de 2022 conforme comunicado publicado pela empresa Google (https://support.google.com/a/answer/11413558?hl=pt-BR) e divulgado na UFPI por meio da matéria publicada na página da instituição (https://ufpi.br/ultimas-noticias-ufpi/44093-sti-alerta-para-restricoes-no-google-meet-a-partir-de-10-de-janeiro) e também, através do Memorando Circular Nº 11/2022 – STI.

 A Superintendência de Tecnologia da Informação juntamente com a Superintendência de Comunicação Social (SCS) apresentam alternativas de softwares gratuitos que permitem contornar a desativação das gravações de reuniões/aulas na plataforma Google Meet, como o CamStudio, o Xbox Game Bar (integrado ao Windows 10) e o Captura de Tela (integrado ao MacOS).

Gravando a Tela do Computador:

1. CamStudio

É um programa gratuito que permite gravar todas as atividades e áudios do seu computador. O programa permite criar arquivos em vários formatos como AVI e MP4 e, por meio do seu Produtor SWF incorporado, possibilita produzir vídeos aptos para streaming no Youtube.

Link para o tutorial do CamStudio: https://www.youtube.com/watch?v=3sTzEQPW5tM

 2. Xbox Game Bar (Windows 10)

O Sistema Operacional Windows 10 é a primeira versão da Microsoft a possuir uma solução nativa que permite a gravação de tela e áudio do seu computador. Contudo, ele só funciona na janela ativa.

Link para o tutorial do Xbox Game Bar: https://www.youtube.com/watch?v=BxJIfnqlPyw

 3. Captura de Tela (MacOS)

O Sistema Operacional MacOS nas suas versões mais recentes introduziu uma ferramenta que permite capturar a tela de forma fácil e simples, seja na forma de imagens ou de um vídeo.
Link para o tutorial do Captura de Tela do MacOS: https://www.youtube.com/watch?v=7FpAEPNOhUE

 Outra opção é a utilização da plataforma de Web Conferência da RNP (link https://cafe.ufpi.br/idp/profile/SAML2/Redirect/SSO?execution=e1s2), contudo, esta ferramenta possui limite de gravações e devido a isso, é mais indicado somente para reuniões de trabalho.

 A Superintendência de Tecnologia da Informação avisa que para garantir o acesso e o pleno funcionamento das ferramentas alternativas durantes as reuniões/aulas, ressaltamos a importância da realização de testes com antecedência. Dessa forma, reafirmamos a importância de executar os testes necessários com certa antecedência a fim de evitar imprevistos durante as reuniões/aulas.

Em caso de dúvidas sobre soluções alternativas para a gravação de reuniões/aulas, o usuário pode entrar em contato com a STI por meio do e-mail .

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página