“A escuta da população em situação de rua em Teresina em tempos de pandemia” foi tema da roda de conversa promovida pelo PPSAM
O Grupo de Pesquisa, Estudo e Extensão em Políticas Públicas e Saúde Mental (PPSAM), vinculado ao Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI, coordenado pela Profa. Dra. Sofia Laurentino, realizou no dia 27 de agosto a Roda de Conversa online “A escuta da população em situação de rua em Teresina em tempos de pandemia”, em parceria com a Associação Homo Lobus - Associação Piauiense de Familiares e Usuários de Álcool e outras Drogas.
A Roda de Conversa faz parte do projeto de extensão "Participação de Controle Social na Saúde Mental", que vem realizando atividades remotas, mediadas por tecnologias com informação e comunicação, com estudantes, profissionais e usuários dos serviços de saúde mental ao longo do ano de 2020. Na ocasião, houve a exposição do levantamento realizado pela Associação Homo Lobus com a população em situação de rua de Teresina no contexto da pandemia. Os dados revelam que a situação de vulnerabilidade dessa população, como a falta de acesso à saúde, educação, habitação, segurança, assistência social, por exemplo.
Participaram como debatedores na roda de conversa: Profa. Dra. Lucia Rosa (UFPI), defensor público Igo Sampaio (Defensoria Pública do Piauí), promotora de justiça Myrian Lago (Ministério Público do Piauí) e Padre João Paulo (Pastoral de Rua). "Os debatedores destacaram a importância do levantamento realizado pela Homo Lobus para que fosse possível compreender a realidade do segmento em situação de rua, de forma a elaborar um diagnóstico para a elaboração de políticas públicas para esse público, tendo em vista a ausência de dados atualizados sobre essa população. A roda de conversa foi realizada por meio da plataforma Google Meet e contou com a participação de cerca de 50 pessoas, tais como estudantes, usuários e profissionais", explica a Profa. Dra. Sofia Laurentino.