Hospital de Campanha Estadual realiza eleição para formação da Comissão de Ética de Enfermagem
Duas chapas estão concorrendo à eleição com o intuito de preservar a conduta ética dos profissionais de enfermagem
O Hospital de Campanha Estadual do Piauí (HCE) está realizando um processo eleitoral para composição da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do hospital. A comissão irá garantir e zelar pela conduta ética dos profissionais de enfermagem na unidade de saúde.
Para participar da eleição os candidatos devem possuir registro profissional ativo no COREN-PI, estar em dia com as obrigações financeiras com o COREN-PI, não estar envolvido em processo ético no COREN-PI, não estar envolvido em processo administrativo no HCE, ter no mínimo dois anos de experiência profissional e ter contrato ou vínculo na Instituição.
Segundo a enfermeira Francelia de Jesus Bezerra, presidente da comissão eleitoral, duas chapas estão concorrendo à eleição. Cada chapa é composta três membros, duas enfermeiras e uma técnica em enfermagem do Hospital de Campanha Estadual.
“Só quem pode votar na eleição são os integrantes da equipe de enfermagem. Então, todos os enfermeiros e todos os técnicos de enfermagem da instituição votarão. A função da Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) é garantir a ética no âmbito hospitalar. A comissão deve prestar assistências aos colaboradores, tirando dúvidas sobre os aspectos éticos e técnicos, além de promover medidas educativas”, disse Francelia.
O diretor do HCE, Jefferson Campelo, relatou que a presença de uma Comissão de Ética de Enfermagem nas unidades de saúde é essencial para que as instituições funcionem adequadamente. “As comissões representam os conselhos de enfermagem e possuem a função de tratar de todas atividades de forma ética. Além de possuir cunho pedagógico, orientando os profissionais sobre seus direitos, deveres e como se comportar diante dos cuidados dos pacientes. A CEE é fundamental para o bom funcionamento de uma instituição de forma segura, correta e como o próprio nome diz: ética”, afirmou.
Os colaboradores de enfermagem poderão votar no Hospital de Campanha Estadual do dia 22 a 24 de julho e o resultado final será divulgado dia 28 de julho. Já a posse dos membros da chapa vencedora ocorrerá no dia 31 de julho.