Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Curso de Ciências Sociais usa canal no YouTube para promover ações e eventos relacionados à Covid-19

Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2020, 15h29

O Departamento e a Coordenação do Curso de Ciências Sociais convidam a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para, neste momento de isolamento social, acompanharem o canal do YouTube “Diálogos Sociais – UFPI”. O canal é uma iniciativa de professores e alunos do curso de Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) e tem como objetivo: manter os alunos do curso em contato com os professores; estreitar as relações entre Universidade e a Comunidade; e disseminar conhecimentos das ciências sociais na sociedade.

Professores e alunos estão produzindo debates e reflexões sobre a realidade social e por meio destes difundindo seus conhecimentos. Mesmo após esse período de discussões sobre a Covid-19, o canal continuará transmitindo ações para o espaço de socialização e difusão do conhecimento das Ciências Sociais nas áreas da Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

Siga o canal clicando aqui.

Ciclo de Diálogos Sociais

IMG_20200716_133232_545.jpg

Dia 27 de julho - às 19h, conversa sobre “Medidas de isolamento social e a reabertura do comércio no Piauí em tempos de Pandemia”. Para esse diálogo, temos a convidada especial Profª. Drª. Liége Moura – Geógrafa – UESPI e Superintendente da CEPRO\SEPLAN – Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí. Participam também desse diálogo as professoras: Barbara Johas – Cientista Política - UFPI; Mônica Araújo – Antropóloga – UFPI, o professor Francisco Mesquita – Sociólogo – UFPI e a discente do Curso de Ciências Sociais – Sunamita Ribeiro – CACS/UFPI.

Dia 07 de agosto - às 19h, o diálogo terá como tema “Povos indígenas contra a COVID-19”. Para esse diálogo, contamos com a Mediação da Profª Drª Carmen Lúcia Silva Lima – DCIES/PPGANTE e Coordenadora do Laboratório do PNCSA/UFPI; e participação de Henrique Manoel – Cacique Tabajara de Lagoa de São Francisco e coordenador da APOINME – Microrregional Piauí; Paulo Henrique Vicente Oliveira – Povo Tupinikin e Coordenador Geral da APOINME; Lara Erendira de Andrade – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade da UFPE; Estevão Martins Palitot – Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB.

Dia 14 de agosto - às 19h, conversa com discentes de Ciências Sociais com o seguinte tema: "Estudar Ciências Sociais em tempos de pandemia: perspectivas e realidades".

Dia 20 de agosto - às 19h, diálogo sobre as “Relações Sociais e Economia no PI no pós-pandemia: dilemas e desafios”. Para esse diálogo o convidado especial é o professor Washington Bomfim. Ele é professor do Departamento de Ciências Sociais e atualmente faz parte do Comitê Gestor para o Enfrentamento a Covid-19 em Teresina – PI. Ainda dialoga conosco a prof. Rossana Marinho – Socióloga – UFPI e Chefe do Departamento, o professor Vitor Sandes – Cientista Político - UFPI; Carmen Lúcia – Antropóloga –UFPI, e o discente Mateus Bandeira – CACS/UFPI.