Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Sistema que permite compartilhar respirador em até 4 pacientes entra em nova fase de testes

Última atualização em Quinta, 29 de Abril de 2021, 11h03

Sistema de Compartilhamento de Ventiladores 4shAir UFPI HCE.jpeg

Sistema de Compartilhamento de Ventiladores 4shAir

A pandemia do novo coronavírus fez aumentar a procura por produtos e equipamentos hospitalares em todo o mundo. O mercado não estava preparado para a demanda e conseguir equipamentos como ventilador pulmonal mecânico, que são essenciais para o tratamento de pacientes em estado grave da covid-19, tornou-se uma tarefa difícil e cara.

Pensando nisso, pesquisadores do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para o Hospital de Campanha Estadual (HCE) desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Ventiladores 4shAir, em conjunto com pesquisadores do Hospital Universitário da UFPI, onde a tecnologia será testada.

O sistema vai permitir que 1 respirador seja utilizado em até quatro pacientes, sem comprometer as informações individuais, como o monitoramento de volume, controle de pico e o parâmetro de controle de cada paciente. Os leitos serão dispostos em formato de “X” para que a distância entre a cama e o ventilador seja igual e todos os pacientes tenham a correta distribuição do ar.

“O 4shAir garante o monitoramento de volume individual, o controle da pressão de PEEP e de pico individual e conta com um sistema de alarmes para condições anormais de operação para cada paciente. O ventilador original já vem com um sistema de controle muito robusto. Ele é preparado para atender desde uma criança a uma pessoa obesa e muito alta. Quando colocamos quatro pacientes em um respirador, ele garante o volume de ar para todos. O que o sistema faz é a distribuição monitorada e controlada desse ar para os quatro pacientes ”, afirmou Caio Damasceno, pesquisador que idealizou o estudo e docente do curso de graduação de Engenharia Elétrica da UFPI.

Testes - O sistema foi testado em simuladores de pulmões e obteve resultados técnicos experimentais positivos. O próximo passo da pesquisa é o teste em animais no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da UFPI.

“Estamos resolvendo a documentação junto à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) para a realização teste com caprinos no Hospital Veterinário Universitário (HVU) da UFPI, uma exigência emitida pelo parecer da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa ”, explicou Damasceno.

Testes em humanos - Após a testagem em animais, o sistema será testado em pacientes no Hospital Universitário da UFPI. O estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e conta com a contribuição de cientistas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

pesquisadores HCE UFPI .jpeg