Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Docente do Departamento de Enfermagem da UFPI colabora em pesquisa sobre inquérito sorológico da COVID-19 em Teresina
Início do conteúdo da página

Docente do Departamento de Enfermagem da UFPI colabora em pesquisa sobre inquérito sorológico da COVID-19 em Teresina

Imprimir
Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 13h27

A docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Profa. Dra. Chrystiany Plácido de Brito Viera colaborou na pesquisa "Levantamentos sorológicos sequenciais nos estágios iniciais da epidemia de coronavírus: limitações e perspectivas". A pesquisa foi publicada, por meio de artigo científico na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 

Coordenado pelo Dr. Marcelo Adriano da Cunha e Silva Vieira, da  Diretoria de Vigilância da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o artigo teve a colaboração de mais sete pesquisadores: Amarios de Souza Borba e Maria Clara de Carvalho Melo da Diretoria de Vigilância da FMS; Marilene de Sousa Oliveira do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública e Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade da UFPI; Rodrigo Moraes Melo do Instituto de Pesquisa Opinar; Vanessa Veloso Nunes do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública e UNINOVAFAPI; Wesllany Sousa Santana do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Fundação Oswaldo Cruz e Yara Amorim de Aguiar da FMS.  

A pesquisa envolveu uma análise das cinco primeiras etapas do inquérito sorológico, realizadas com intervalo de uma semana entre elas, entre 19 de abril e 17 de maio de 2020.  

WhatsApp Image 2020 07 06 at 15.50.4020200707132252

O estudo analisou a porcentagem de positividade sorológica para o novo coronavírus na população de Teresina em sete momentos sucessivos . Cada rodada consistiu na testagem de 900 indivíduos sob amostragem probabilística estratificada por sexo, faixa etária e distribuição geográfica na cidade, segundo dados do cadastro das famílias nas 78 unidades básicas de saúde da zona urbana da capital. 

"Minha participação foi na elaboração do projeto e análise dos dados. A coleta dos dados foi realizada pelas equipes da Fundação Municipal de Saúde e do Instituto Opinar"” explica  Chrystiany Plácido.  

De acordo com a pesquisadora, a pesquisa contribuiu para analisar a dinâmica da pandemia na cidade de Teresina, para o planejamento de intervenções de assistência à saúde e para se projetar a demanda por assistência hospitalar.  

"Os resultados dos inquéritos sorológicos realizados em Teresina puderam clarificar a subnotificação de casos e estimar o total de infectados na cidade e sua progressão no tempo. Esse estudo melhora o conhecimento do comportamento e o dimensionamento da pandemia na cidade, contribuindo para o planejamento das ações de saúde", finaliza.

Confira aqui o artigo. 

Fim do conteúdo da página