Farmácia Escola faz fracionamento de medicamentos utilizados no enfrentamento a covid-19
Com a grande demanda de medicamentos para o tratamento da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Prefeitura Municipal de Teresina solicitou apoio à Universidade Federal do Piauí no fracionamento de medicamentos, por meio da Farmácia Escola da UFPI.
Essa solução, que é uma espécie de unitarização de doses que são utilizadas no manejo clínico de pacientes acometidos pela covid-19, foi uma iniciativa dos farmacêuticos Dr. Handerson Rodrigues e Dr. Emisson Tarcísio, da Gerencia de Assistência Farmacêutica da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.
Prof. Dr. Everton Araújo, Farmacêutico Responsável Técnico e Coordenador da Farmácia Escola
O Professor Everton Araújo, Farmacêutico Responsável Técnico e Coordenador da Farmácia Escola da UFPI, ressalta que esse ajuste farmacotécnico de fracionamento ajuda a diminuir as perdas com o produto, que já é escasso, e que é fundamental hoje para o enfrentamento da pandemia. “Esperamos continuar colaborando com os profissionais e serviços de saúde no enfrentamento à pandemia, e no cuidado com os pacientes acometidos corroborando, desta forma, a significativa função social da Farmácia Escola enquanto estabelecimento de saúde”, destaca.
Devido à escassez no mercado, a Fundação Municipal de Saúde, está adquirindo apenas medicamentos em embalagens com uma grande quantidade do produto. Com isso, há necessidade de que o medicamento venha a passar por esse ajuste farmacotécnico, para que ele chegue com a quantidade correta para os pacientes.
Procedimento
A Fundação Municipal de Saúde adquire os medicamentos, encaminha-os à Farmácia Escola da UFPI, que executa o procedimento farmacotécnico de fracionamento. Após esta ação, os medicamentos voltam para a Fundação Municipal de Saúde, já fracionados, para que eles sejam distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde, que estão realizando o atendimento de pacientes com covid-19.
Esse procedimento é executado pelo Professor Everton Araújo, pelo técnico de farmácia Me. Sean Telles, pelo farmacêutico Me. Pablo Ricardo, e por servidores que compõem o corpo técnico da Farmácia Escola da UFPI.
A Gráfica Universitária da UFPI, da Superintendência de Comunicação Social/SCS, tem dado apoio às ações da Farmácia Escola com impressos para embalagens. Nesta ação, foram produzidos os rótulos de identificação dos medicamentos, contendo as informações técnicas essenciais para a distribuição e consumo.