PET Saúde Interprofissionalidade elabora informativo sobre funcionamento dos Serviços Básicos de Saúde em Teresina e acesso a medicamentos durante a pandemia da covid-19

Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 07h26

O material se destina à população de Teresina em geral e tem como objetivo orientar sobre o acesso a serviços da atenção básica disponíveis na rede SUS local.

O Projeto PET- Saúde Interprofissionalidade da Universidade Federal do Piauí elaborou um informativo sobre o funcionamento dos Serviços Básicos de Saúde em Teresina e também do acesso a medicamentos durante a pandemia da covid-19.

No documento, as Unidades Básicas de Saúde listadas, por zona da capital, são as que possuem atendimento exclusivo a pacientes com síndromes gripais, dando o encaminhamento pertinente para cada caso - chamadas de Fast-Track -, as que realizam atendimento odontológico de urgência e  também as que possuem atendimentos de rotina, tais como: pré-natal, entrega de medicamentos, coleta de exames, vacinas e outros.

De acordo com a Profª. Drª. Lúcia da Silva Vilarinho, gerente do Núcleo de Estudos em Saúde Pública NESP-UFPI, integrante do departamento do curso de Serviço Social e coordenadora do PET Saúde Interprofissionalidade, o informativo é um veículo facilitador para o acesso da população aos serviços disponíveis no atual contexto pandêmico. “É uma ação coordenada em rede pelo esforço que a UFPI está fazendo para diminuir os impactos negativos da pandemia para a comunidade interna ufpiana e também para a externa. A gente viu a necessidade de orientar as pessoas que não podem ficar doentes em casa, não podem deixar de pegar nem de tomar suas medicações, e que a própria Fundação Municipal de Saúde, preocupada em atender de forma integral as necessidades de saúde da população, mesmo nesse momento difícil de enfrentamento da pandemia do covid- 19,  organizou os serviços de uma forma que as pessoas possam, em segurança, ter o atendimento de saúde específico, pras suas necessidades.”, destacou.

A professora comentou ainda sobre a gravidade da automedicação e a importância da conscientização das pessoas em relação ao risco desta, sobretudo no contexto atual.  “É importante que a população fique atenta e saiba que não deve fazer a automedicação, sua medicação deverá ter a medida certa da forma como prescreveu o seu médico”, alertou. Tendo isso em vista e para evitar a prática, a Fundação Municipal de Saúde decidiu validar por mais trinta dias a receita prescrita, durante a pandemia, sem a necessidade de renová-la: “Você vai poder retirar a medicação até sessenta dias com a receita anterior. Se já recebeu a primeira dosagem, você vai com a mesma no segundo mês para dar continuidade ao seu tratamento. E é aqui no informativo que você vai checar em qual unidade básica você poderá receber a medicação”, declarou.

Auxiliando não somente o grupo dos pacientes com sintomas gripais ou infectados pela covid-19 (nas unidaes básicas fast-track), mas também o dos usuários do SUS para outros casos (tuberculose, hanseníase, diabetes), pacientes acamados e os que dependem de medicação como glicosímetro, insulina e outros, o informativo otimiza as informações para ambos. A Prof. ª Lúcia reforça aos pacientes deste segundo que “não deixem de procurar as unidades básicas ‘não fast track’, buscando também informação junto ao agente comunitário de saúde da unidade de saúde que você costumava frequentar para ter o encaminhamento correto de como proceder e ter a sua necessidade atendida”. A Prof. ª Caroline de Macedo Gonçalves Frota, do Departamento de Nutrição/CCS e tutora do PET Saúde Interprofissionalidade, que também coordena a ação junto à Prof.ª Lúcia, comentou sobre a importância dessa divisão. “É importante que isso seja divulgado para que evitar a contaminação daqueles indivíduos que vão em busca de seu atendimento convencional e se deslocam até uma UBS que atende apenas pacientes com covid-19 e outros sintomas gripais, para evitar esse encontro.”, afirmou

O informativo foi produzido com a participação de preceptores da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Gerência de Farmácia do Município (GEAFA), da Unidade Básica de Saúde Santa Isabel, e também da Unidade Básica de Saúde do Planalto Uruguai. Para isso, alunos do curso de Farmácia de Serviço Social de Enfermagem de Educação Física e de Nutrição estão sendo assessorados por um farmacêutico da GEAFA e por enfermeiros das unidades básicas. Existe também a parceria com o no grupo de trabalho em Saúde, que é o GT Saúde, do Comitê Gestor de Crise da UFPI (CGC), que vem organizando lives, informativos, coordenando ainda o Eixo de Infraestrutura e Recursos Humanos, com várias ações no âmbito no Plano Interinstitucional de Enfrentamento a covid-19, desenvolvido pelo CGC.

Clique aqui para acessar o informativo.