Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > UFPI apresenta ações de combate ao coronavírus durante programação local do I Congresso da Andifes
Início do conteúdo da página

UFPI apresenta ações de combate ao coronavírus durante programação local do I Congresso da Andifes

Imprimir
Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 18h49

Na manhã desta quarta-feira (19) a Universidade Federal do Piauí (UFPI) apresentou, no Congresso “Realidade e Futuro da Universidade”, mesas temáticas sobre as ações desenvolvidas pela Instituição no combate ao coronavírus. A apresentação fez parte da programação local do evento organizado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Inteiramente virtual, respeitando a orientação de isolamento social da Organização Mundial da Saúde, o evento aconteceu das 9 às 13h e foi transmitido pelo canal da UFPI no YouTube e pelo site oficial, e está disponível para consulta. Coordenado pela Profa. Dra. Jacqueline Dourado, Superintendente de Comunicação da UFPI, o evento foi acompanhado por cerca de 150 pessoas de diversos municípios do Piauí.

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, abriu o congresso local destacando a importância do evento e das ações que a UFPI tem executado durante a crise provocada pelo coronavírus. “Ao longo desses meses, com a criação do Comitê Gestor de Crise (CGC) e dos grupos temáticos, muitas ações foram implementadas e estão contribuindo de forma muito relevante para dar suporte aos hospitais públicos e outras unidades de saúde, para informar e capacitar nossa sociedade para o melhor enfrentamento dessa crise provocada pela disseminação do novo coronavírus. A UFPI, assim com as outras Universidades Federais, está viva, atuante e contribuindo de forma relevante nesse momento tão crítico para a nossa sociedade”, destacou o Reitor.

WhatsApp Image 2020-06-17 at 17.21.03 (1).jpeg

Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, Reitor da UFPI, fez fala de abertura no evento

Após a fala do reitor, representantes de áreas de atuação da UFPI no enfrentamento a covid-19 apresentaram um resumo de suas ações, alterações que foram necessárias no exercício de suas atividades e inovações. Durante as apresentações os moderadores, técnicos administrativos, docentes e representantes dos diversos setores da universidade puderam expor os seus projetos e ações.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQi) foi o primeiro setor a apresentar projetos, e teve como moderadores o Prof. Dr. Anderson Lobo e o Prof. Dr. Fabio Barbosa. Eles apresentaram respectivamente os projetos intitulados “Desenvolvimento de filtros e plataformas miniaturizadas para prevenção, estudo e diagnostico da covid-19” e “Fabricação de Respiradores e máscaras Translucidas na UFPI”.

Durante sua apresentação, o Prof. Dr. Fabio Barbosa destacou a emergência das pesquisas e a importância de serem feitas: “É emergencial esse tipo de pesquisa, principalmente na questão do custo, de se conseguir reduzir valores para esse tipo de aparato. Na questão das mascaras translucidas, a ideia é a complementação da comunicação, porque é sabido que a comunicação entre humanos é complementada pela leitura labial”, destacou.

O segundo espaço foi o da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) que destacou as ações realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) com fala da Profa. Dra. Telma Araújo. Também foi apresentado o trabalho do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), representado pelo Prof. Dr. Josivan Guedes.

A Prof. Dra. Telma Araújo abordou as ações de Enfrentamento à Covid-19 e destacou que os discentes do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem, em nível de Mestrado e Doutorado, voltaram os temas das suas dissertações e teses para a covid-19, além de artigos que já foram elaborados e publicados e dos projetos de extensão que o Programa atua. Já o Prof. Dr. Josivan Guedes destacou em sua fala os trabalhos que o PPGFIL tem realizado, e como a Filosofia e as humanidades em geral podem contribuir nesse momento para mostrar a sociedade os impactos socias que o coronavírus tem evidenciado.

WhatsApp Image 2020-06-17 at 17.21.02.jpeg

Prof. Dra. Jacqueline Lima Dourado, Superintendente de Comunicação Social, foi a coordenadora do evento.  

 

WhatsApp Image 2020-06-17 at 17.21.01 (2).jpeg

Profa. Dra. Regina Lucia Ferreira Gomes, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação

 

A Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Profa. Dra. Regina Lucia Ferreira Gomes, comentou sobre todos os esforços que a Pró-Reitoria desempenhou para ter o retorno das atividades, de modo remoto, no dia 1 de junho, bem como as ações que ainda estão em execução para a publicação da resolução que regulamenta as atividades da Pós-Graduação Stricto Sensu e de defesas de forma remota nesse período de isolamento social. “As ações da PRPG nesse momento tem sido nesse sentido, minimizar os problemas aos Programas de Pós-Graduação”, concluiu.

O Diretor da Gráfica da UFPI, Me. Renan Marques, representou a Superintendência de Comunicação Social (SCS), abordando como tema “Comunicação em Tempos de Pandemia. Criatividade no Caos”. Ele destacou as ações dos setores de comunicação da UFPI no combate ao coronavírus por meio da assessoria técnica em gestão de crise, prestada pela SCS à Administração Superior; a ações da Gráfica Universitária da UFPI, que tem atuado na produção de diversos itens, como rótulos para medicamentos e álcool em gel, adesivos, embalagens, manuais, cartilhas, edição de documentos e protocolos e outros materiais impressos para distribuição física e ainda a adaptação desses materiais para disponibilização online; ações da Rádio Universitária, que continua com no ar, e incluiu em sua programação a transmissão dos eventos online da Universidade; da Livraria Monsenhor Melo, da Editora Universitária da UFPI (EDUFPI), que continua funcionando de modo online e da Coordenadoria de Comunicação (COORDCOM), com os serviços de assessoria e divulgação das ações da Universidade.

WhatsApp Image 2020-06-17 at 17.21.01 (3).jpeg

Me. Renan da Silva Marques, Diretor da Gráfica da UFPI, apresentou as ações de Comunicação Social 

 

Outras ações que a comunicação tem feito durante a crise também foram destacadas, como a criação do hotsite www.ufpi.br/coronavirus, e do perfil no instagram ufpi_combate_covid19 em parceria do CGC com o Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS). Também foi destacado o apoio que a SCS tem prestados aos demais setores da universidade na transmissão e divulgação dos eventos online.

Dando continuidade ao evento, o Eixo Saúde e Sala de Situação do Comitê Gestor de Crise e Hospital Universitário, foi representado pela Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, pelo Prof. Dr. Emídio Matos, pelo Prof. Dr. Éverton Araújo e pela Profa. Dra. Tatianny Sousa. Eles apresentaram o Plano Institucional de Enfrentamentamento à covid-19 da UFPI, as ações do Hospital Universitário e o Desenvolvimento de EPIs para o enfrentamento ao coronavírus com a produção de face shields. Até o momento 5800 máscaras do tipo face shield já foram distribuídas para hospitais e unidades de saúde públicas de 27 municípios do estado.

WhatsApp Image 2020-06-17 at 17.21.02 (2).jpeg

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira

 

O Plano Institucional de enfrentamentamento à covid-19 da UFPI envolve vários professores, técnicos administrativos e alunos que são de diversos cursos oriundos de vários centros, unidades saúde do campo sede e fora de sede. “Esse conjunto de ações, que destacamos aqui algumas, são em defesa da vida e em proteção à nossa comunidade acadêmica e aos nossos profissionais de saúde”, destacou a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira.

 WhatsApp Image 2020-06-17 at 17.21.01.jpeg

Profa. Dra. Tatianny Sousa, do Curso de Engenharia de Materiais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais / CT, apresenta ações de distribuição de máscaras face shields

 

As ações da Administração Superior (PREUNI, PRAD, PROPLAN e STI) foram apresentadas respectivamente pelos técnicos administrativos Me. Pedro Rodrigues, Coordenador de Manutenção Patrimonial da PREUNI; Me. Alexandre Rodrigues, Diretor Administrativo da PRAD e Me. Euclydes Gregório de Melo, Superintendente de Tecnologia da Informação. Esses setores estão trabalhando de forma integrada seguindo as orientações do Comitê Gestor de Crise, para garantir a saúde dos servidores, discentes e funcionários da UFPI.

WhatsApp Image 2020-06-17 at 17.21.01 (4).jpeg

O Diretor Administrativo da PRAD, Me. Alexandre Rodrigues, apresentou algumas ações e parcerias realizadas

 

A Prof. Dra. Adriana Paiva, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, apresentou-se com uma fala que teve como tema "Assistência estudantil: ações durante a pandemia - março a junho, 2020". “A PRAEC que é a unidade administrativa responsável pela política de assistência estudantil na Instituição tem reunido os esforços de toda a sua equipe em busca da proteção social aos estudantes visando assim atenuar os impactos que a gente em observado dessa pandemia”, disse.

Desde o início do distanciamento social a PRAEC já atendeu 1.145 alunos de forma online somente no campus sede, em Teresina. 1862 estudantes tiverem seus auxílios e bolsas mantidas e além disso, 1915 estudantes foram contemplados com novas bolsa Instituídas. São ela: Auxilio Residência Emergencial (AR-Emergencial), Auxilio Calamidade, Auxilio Alimentação Emergencial (AAE) e Auxilio Alimentação Emergencial – Ampliado (AAE – Ampliado).

Em seguida o Diretor do Campus da UFPI em Bom Jesus, Prof. Dr. Stélio Lima, fez uma apresentação para mostrar todas as ações dos campi no enfrentamento da pandemia da covid-19 no interior do Piauí. Portanto, também estava representando os campi de Picos e de Floriano. Entre as ações dos campi estão as campanhas de arrecadação de alimentos e a produção de Equipamentos de Proteção para unidades de saúde, o que ressalta mais uma vez o compromisso social da UFPI com a população.

O Centro de Educação a Distância (CEAD) também esteve presente no evento. A Profa. Keylla Urtiga e o Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do Centro de Educação Aberta, mostraram durante a apresentação, os resultados da formação de tutores e professores para a implementação do ensino a distância. “Além dessa formação nós temos um outro viés dentro da formação: acompanhar, estar presente e avaliar os nosso egressos dessa formação”, destacou o Prof. Dr. Gildásio.

WhatsApp Image 2020-06-17 at 17.21.03.jpeg

Prof. Dra. Keylla Maria de Sa Urtiga Aita, coordenadora do curso de Licenciatura em Computação- modalidade à distância - CEAD/UFPI, apresenta os resultados da formação de tutores e professores

 

A Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva esteve no evento apresentando ações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), e abordou o tema “Extensão Universitária no contexto da covid-19: alguns desafios e alternativas de enfrentamento na UFPI”. “Uma das primeiras ações que nós fizemos após as suspensão das atividades presenciais foi consultar e orientar todos os coordenadores de projetos de extensão para ver a possibilidade com eles de replanejar suas atividades utilizando as tecnologias acessíveis aquelas comunidades envolvidas nos determinados projetos”, pontuou a Profa. Dra. Cleania. A PREXC já soma 108 projetos foram adaptados, 76 ações de extensão realizadas entre cursos, eventos, prestação de serviço e produtos e publicações. A apresentação da PREXC teve ainda a participação da Profa. Dra. Carmem Lucia, do Departamento de Ciências Sociais / CCHL, que apresentou o projeto de extensão que produziu a cartilha “Povo Warao: vamos nos proteger do Corona Vírus”.


WhatsApp Image 2020-06-17 at 17.21.03 (2).jpeg

Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, apresentou os desafios da extensão Universitária no contexto da covid-19

 

A ultima apresentação foi feita pela Profa. Dra. Patrícia de Oliveira Lucas, Coordenadora do Curso de Letras Estrangeiras CCHL/UFPI, e pela Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Romina Paradizo, que ressaltaram as ações da PREG nesse período de Isolamento Social. “Estamos envolvidos em diversas atividades da Universidade, continuamos criando conhecimento. É muito importante destacar atividades dos discentes também que estão engajados nos seus centros acadêmicos junto com eles inclusive nas ações do comete gestor de crise. A PREG continua também continua o atendimento a coordenadores, a docentes e discentes de forma remota no que se refe a questões próprias ao processo de ensino aprendizagem”, destacou a Pró-Reitora.

WhatsApp Image 2020-06-17 at 13.56.57.jpeg

Profa. Dra. Romina Paradizo, Pró-Reitora de Ensino de Graduação ressaltou as ações da PREG neste período

 

O evento foi encerrado pelo Reitor, que agradeceu a todos os moderadores das apresentações, organizadores e coordenação, e ressaltou a importância da Universidade Federal do Piauí no desenvolvimento da Sociedade Piauiense.

 

ASSISTA O EVENTO: Clique aqui

Fim do conteúdo da página