Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > “Plataformas digitais e a propagação de fake news em tempos de COVID 19” é o tema do Diálogos de Checagem desta quinta-feira (18)

Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2020, 12h27

739432c6-e4fc-4d57-a112-017ec1d5cd94.jpeg

O NUJOC Checagem promove o diálogo “Plataformas digitais e a propagação de fake news em tempos de COVID 19” nesta quinta-feira (18) a partir das 19h com a participação da Profa. Dra. Cláudia Galhardi (Fiocruz-RJ). O bate-papo poderá ser acompanhado pelo perfil @nujoc.checagem no instagram e terá mediação do Prof. Dr. Márcio Granez (UFPI).

Durante a discussão, a Profa. Dra. Cláudia Galhardi discutirá sobre a importância de iniciativas de checagem de dados, além de tratar sobre dispositivos tecnológicos e a difusão de informações falsas em torno do novo coronavírus. “Apresentarei o aplicativo ‘Eu Fiscalizo’, plataforma de comunicação e notificações de conteúdos nocivos, nos meios de comunicação, entretenimento e redes sociais. Pontuarei as três fases da pesquisa, trazendo achados sobre o fluxo de produção e propagação das notícias falsas”, ressaltou.

Com graduação em Comunicação Social: Relações Públicas pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e doutorado em Comunicação Audiovisual, Revolución Tecnologica y Cambios Culturales, pelo Departamento de Sociologia e Comunicação da Universidade de Salamanca (USAL), atualmente a Professora Cláudia Galhardi desenvolve o estágio de pós-doutorado na Fundação Oswaldo Cruz: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca-ENSP-FIOCRUZ-RJ na área de Comunicação e Saúde Pública.

Acerca da sua pesquisa atual e desenvolvimento do aplicativo “Eu Fiscalizo”, a pesquisadora discorre sobre as fases do trabalho científico. “A primeira etapa da pesquisa identificou as principais fake news relacionadas à Covi-19, recebidas pelo app Eu Fiscalizo, entre março e abril. A segunda fase do estudo, realizada entre abril e maio, aponta o fluxo de notícias falsas que circulam nas redes sociais. A terceira fase divulgaremos as plataformas digitais utilizadas para propagar as fake news sobre o novo coronavírus e o perfil dos produtores e disseminadores desses conteúdos”, explicou.

O NUJOC Checagem é uma iniciativa idealizada pela Profa. Dra. Ana Regina Rêgo e desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC-UFPI). Lançada ao fim do mês de março do presente ano, o Projeto reúne professores, alunos, ex-alunos e jornalistas vinculados ao grupo de pesquisa.

A primeira live Diálogos de Checagem foi promovida no dia 21 de maio, e teve como convidado o Prof. Dr. Igor Sacramento, pesquisador da FioCruz- RJ. Acontecendo de forma semanal, o último bate-papo teve por tema “Ética no Jornalismo, Pandemia e Fake News” com condução do Prof. Dr. Rogério Christofoletti (UFSC) e mediação do Prof. Dr. Márcio da Silva Granez (UFPI).