Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Professores publicam artigos científicos sobre covid-19 em revistas de epidemiologia no Brasil

Última atualização em Terça, 09 de Junho de 2020, 12h13

Desenvolver pesquisas que contribuam efetivamente para o entendimento dos impactos causados pela pandemia da covid-19, bem como seu controle, tem sido a preocupação dos professores, técnicos e pesquisadores de diversos setores da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Recentemente, como resultado desses esforços, três artigos científicos na área da epidemiologia foram produzidos e publicados em relevantes revistas da área, o que impulsiona o compartilhamento dos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores ufpianos.

O Prof. Dr. Márcio Mascarenhas, do Departamento de Medicina Comunitária, é um dos autores dos artigos e explica que a epidemiologia realiza o estudo da distribuição de problemas de interesse em saúde e seus determinantes. "Com isso, buscar identificar fatores de risco e proteção que auxiliem na tomada de decisão para o controle e prevenção desses problemas. Logo, utilizar os conhecimentos em epidemiologia se torna fundamental no momento em que enfrentamos uma pandemia da magnitude imposta pela covid-19, uma doença nova e que requer estudos em diferentes aspectos de forma a encontrar alternativas de enfrentamento desta doença e diminuir seu impacto em toda a sociedade", pontua.

O artigo "COVID-19 no Piauí: cenário inicial e perspectivas de enfrentamento" apresenta os primeiros casos suspeitos, confirmados e óbitos, assim como o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na fase inicial da doença e a necessidade imediata de estratégias eficazes de enfrentamento. Já o segundo, "Evolução de indicadores e capacidade de atendimento no início da epidemia de COVID-19 no Nordeste do Brasil, 2020", descreve a evolução dos indicadores e a capacidade de atendimento em saúde na fase inicial da epidemia da covid-19 na região Nordeste do Brasil.

"Os dois primeiros artigos publicados abordam a pandemia no estágio inicial, sendo um voltado para o Piauí e o outro para a região Nordeste. O terceiro artigo, chamado Ocorrência simultânea de COVID-19 e dengue: o que os dados revelam?, aborda o declínio do número de notificações de dengue nesse momento de pandemia, indicando a subnotificação dos casos de dengue. Ele chama a atenção para uma possível subnotificação dos casos de Dengue no Piauí simultaneamente à pandemia da covid-19. Os três artigos cumprem sua função de registrar na literatura científica o momento inicial da pandemia, além de servir de base para o acompanhamento do curso da doença e permitir comparações futuras para a tomada de decisões no campo da gestão em saúde e da pesquisa científica", ressalta o professor Márcio.

Ele ainda destaca que apesar do distanciamento social os autores conseguiram se articular exitosamente para produção e circulação das pesquisas. "A epidemiologia é constituída de conhecimento multidisciplinar. Mesmo com o distanciamento social, conseguimos articular pesquisadores de áreas afins e, por meio das tecnologias de comunicação, juntamos as diferentes expertises para contribuir nas etapas de obtenção de dados, análises e redação dos manuscritos", compartilha.

As produções contaram com a participação de docentes do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comunidade, docentes de diversos setores da UFPI, pesquisadores do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e técnicos da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (SESAPI).