Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > CTF: projetos "Laços pela Escrita" e "Enem Solidário" são desenvolvidos pelo Laboratório de Leitura e Produção Textual

Última atualização em Sexta, 05 de Junho de 2020, 09h56

Para dar continuidade as ações que buscam reforçar o vínculo com estudantes, colaboradores e professores, o Laboratório de Leitura e Produção Textual, do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI), deu início a mais dois projetos: "Laços pela Escrita" e o "Enem Solidário-Redação". As duas iniciativas começaram este ano e todas as ações feitas pelo Laboratório serão atividades fixas durante e após o isolamento social.

Ribamar Júnior, professor de Redação do CTF/UFPI e coordenador do Laboratório, explica que já que foram desenvolvidas outras atividades, como a campanha "#TudoVaiFicarBem", que funcionou com o compartilhamento de um vídeo que levava afeto e leveza às pessoas e, também, a ação "Zueira Literária", que compartilha poesias diariamente. Ele pontua que o isolamento social mexe com o aspecto emocional, por isso é o momento em que a escola precisa manter o vínculo com os alunos, principalmente.

WhatsApp Image 2020 06 04 at 12.19.4320200605093503

O Prof. Ribamar conta também que o "Laços pela Escrita" consiste em convidar os alunos do ensino médio e técnico do CTF a escreverem cartas para  professores que trabalham em outros estados. "Perguntei aos alunos quem gostariam de escrever cartas virtuais. Eu passo a descrição da pessoa (se é professor, do que gosta e o nome, por exemplo) e o aluno escreve a carta a partir dessa breve descrição. Encaminho para o destinatário, que recebe e manda a resposta. Então funciona como esse correio. E toda essa troca de cartas é divulgada no site do Laboratório. E os alunos fazem imagens. Uma professora da UFMG, que gosta muito de música, respondeu a carta de um dos alunos e ainda mandou um áudio tocando violão", comenta o coordenador.

Já o "Enem Solidário-Redação" é um projeto que tinha previsão para ser lançado ainda no ano passado, mas não foi possível. "Começamos este ano e ele consiste em divulgar, especialmente para os alunos da escola pública, vídeos com dicas para a construção da redação do Enem. Vamos fazer lives no instagram do Laboratório, o @lptextual. E, além disso, convidei colegas que já trabalham com educação básica para que elaborassem um material autoral. Serão oito módulos em que vamos, de uma maneira leve, didática e interativa, dar dicas para a construção do texto, falando de todas as suas competências. É uma ação social extensionista que está disponível gratuitamente para qualquer aluno e qualquer pessoa interessada em prestar o Enem", ressalta o professor Ribamar.

WhatsApp Image 2020 06 04 at 12.19.1120200605093836

Em tempos de pandemia, a rotina de todos sofre mudanças significativas. O coordenador do Laboratório ainda compreende a função primordial que essas ações surtem no dia a dia dos alunos. "Eles têm as condições mais adversas. Alguns têm uma situação mais tranquila, porque o pai tem uma estabilidade no emprego, mas outros não têm acesso ou os pais perderam o emprego. Além do mais, o aluno sente falta da convivência com a escola e amigos. Não podem sair de casa e têm muita energia, por isso manter esse vínculo com eles é uma forma de fazer com que leiam e escrevam. É um resgate da questão emocional e social que a escola precisa ter. O Laboratório está muito preocupado com a questão emocional neste momento. Acredito que essas ações contribuem nesse sentido", finaliza Ribamar.