Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > "Webconferências Ciência UFPI: desafios Covid-19" inicia nesta quarta (13) como parte das atividades do Plano Interinstitucional de Enfrentamento à Covid-19
Início do conteúdo da página

UNASUS-UFPI lança em webconferência curso “Protocolo Clínico da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde”

Imprimir
Publicado: Sexta, 15 de Maio de 2020, 16h58

WhatsApp Image 2020-05-15 at 16.29.02.jpg

Com o objetivo de auxiliar os profissionais da saúde para o melhor entendimento do Protocolo de Manejo Clínico da Covid-19 de modo a qualificar suas ações tornando-as eficientes e eficazes frente à pandemia, a Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Piauí (UNASUS/UFPI) lançou na manhã desta sexta-feira (15), o curso “Protocolo Clínico da Covid-19 na Atenção Primária à Saúde”. O curso é oferecido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (Nuepes), instituição integrante da Rede UNA-SUS.

  a5991e7c-0996-46a1-8fc3-bb5d3829d711.jpg

O lançamento foi realizado por meio de uma webconferência, onde participou o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Coordenadora Executiva da UNASUS-UFPI, Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho Medeiros; Profa. Dra. Zulmira Lúcia Oliveira Monte, Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade UNASUS-UFPI; a Profa. Dra. Rosimeire Santos, Vice-coordenadora da Especialização em Saúde da Família e Comunidade; Salete Maria Cipriano da Rocha Brito, Coordenadora Adjunta da UNASUS/UFPI; Prof. Dr. Francisco Meton Marques de Lima, Coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (Nuepes); o Coordenador de Monitoramento e Avaliação da Unasus Alysson Feliciano Lemos; o Coordenador Nacional da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Luiz Ary Messina; representando o Secretário de Saúde do Estado, o Superintendente de Atenção Integral à Saúde, Herlon Guimarães; Conselheiro e Secretário Geral do CRM-PI, João Araújo Moura Fé; Maria de Jesus Araújo Dias, Secretária Estadual de Saúde e representante da Gerência de Desenvolvimento e Qualificação e da Escola Técnica do SUS; o Médico da Saúde da Família, Dr. Victor Manuel Borges; Joselma Maria Oliveira Silva, Diretora da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Secretária de Saúde do Estado; a Presidente do COSEMS-PI, Leopoldina Cipriano.

7a975b15-59a7-419b-8424-fd6ffe2be3e2.jpg

 A Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho iniciou sua fala destacando a motivação em ofertar o curso para os profissionais de saúde e demais interessados em ampliar os conhecimentos sobre o coronavírus. “A equipe UNA-SUS-UFPI motivou-se para realizar este curso pelo contexto mundial da pandemia de Covid-19. O pessoal que trabalha na saúde precisa de informações rápidas e que ajudem na tomada da decisão”.

Segundo Lis Marinho, o curso é uma parceria entre a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Ministério da Saúde. “O curso é livre, gratuito, autoinstrucional e utiliza recursos multimídia para facilitar a dinâmica de aprendizagem”, explica.

 d6a088ba-52a7-4bbb-a260-ea2ad7aaf073.jpg

O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destaca ações de enfrentamento à covid-19 desenvolvidas pela UFPI. “A UFPI vem realizando um excelente trabalho. É uma instituição que nesse momento vem dando uma grande contribuição para que o governo do estado e os municípios possam enfrentar essa crise provocada pela disseminação da covid-19. Nós temos diversas ações realizadas. Cedemos o nosso Estádio de Badminton para ser um hospital de campanha, nós disponibilizamos equipamentos de PCR para o LACEN, produzimos mais de 10 mil máscaras, cedemos equipamentos para produzir mais de 1000 faces Shields por dia para atender hospitais e setores da sociedade, produzimos e disponibilizamos álcool em gel para vários hospitais e instituições. Então é um trabalho muito bom da nossa universidade e este curso que está sendo lançado hoje é mais uma contribuição para Universidade Federal do Piauí para que nós possamos ter a preparação do nosso corpo técnico, médicos e enfermeiros para o enfrentamento dessa crise tão séria nunca vivida antes”, disse.

5c40b39f-881c-4750-b732-1dc55db795b8.jpg

O Prof. Dr. Francisco Meton Marques de Lima, Coordenador do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (Nuepes) disse que a covid-19 é um problema que vai além do problema de saúde. “A covid-19 é problema que transpõe a saúde física. Ultrapassa a barreira econômica, social, o que implica uma quantidade incalculável de desemprego. O Brasil vai decrescer 5% do PIB agora, ou seja, vamos passar 10 anos zerados, o que implica o empobrecimento do Brasil e do brasileiro. É um problema muito sério, social, que vai muito além do problema de saúde, e vai desbordar no problema do desemprego, depressão econômica e psicológica sem precedentes. Após sua ligeira observação, Francisco Meton parabenizou a equipe pelo lançamento do curso e salientou que “o NUEPES faz parte na frente com sua missão de educar pela melhoria dos serviços de saúde. Agora, com mais ênfase a busca do controle da COVID-19”.

12c107f0-be61-4d85-9689-1530c5b0f060.jpg

O Coordenador de Monitoramento e Avaliação da Unasus Alysson Feliciano Lemos, destacou que importância do curso para o combate a pandemia. “Parabenizo o esforço de todos e temos aqui mais esta oportunidade educacional de apoiar no combate a pandemia do covid-19”.

df609f30-7bd5-477d-9d1c-43886bf9cd00.jpg

 O Coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Luiz Ary Messina explicou que a Rute está há 20 anos lutando pela telemedicina no país. “Teve que acontecer uma pandemia para que todos tenham uma maior noção que essa ferramenta é fundamental, que ganha força e é cada vez mais sedimentada em todo o mundo”.

a25c81d3-b9d3-4f34-b73f-379bf7679f8d.jpg

Maria de Jesus Araújo Dias, Secretária Estadual de Saúde e representante da Gerência de Desenvolvimento e Qualificação e da Escola Técnica do SUS falou que o lançamento do curso é um momento de extrema importância para o ensino. “Para nós é muito importante para desenvolvermos ações de educação a distância”, disse.

00fd8593-a55b-42b3-944c-3f23e85c11d9.jpg

O Médico da Saúde da Família, Dr. Victor Manuel Borges, da cidade de Lisboa, disse que a qualificação da atenção primária em Saúde trará grande resposta à doença. “A capacitação da Atenção Primária pode fazer uma imensa diferença”.

Joselma Maria Oliveira Silva, Diretora da Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da Secretária de Saúde do Estado, descreveu que o curso é uma grande ferramenta para enfrentamento da pandemia. “Temos trabalhado incansavelmente para o aumento do número de leitos hospitalares, mas sabemos que o quantitativo nunca vai chegar a alcançar a necessidade real, então o correto é trabalharmos as ferramentas de Educação em Saúde e Prevenção da infecção do covid-19. Tenho certeza que este curso é mais um apoio que vai agregar no enfrentamento no estado do Piauí”.

Para a Presidente do COSEMS-PI, Leopoldina Cipriano, é um momento único e relevante para a saúde pública. “Estamos nos sentindo muito contemplados na apresentação do curso, até porque o Piauí é um estado muito forte na implementação da Atenção Primária. Reconhecemos que a atenção primária é forte se os nossos profissionais tiverem qualificados. Então, o “Protocolo Clínico da covid-19 na Atenção Primária à Saúde” vem de encontro com nossa necessidade hoje, enquanto atenção primária, de estar com nossos profissionais qualificados e sabendo conduzir os pacientes com covid-19. Gostaria de agradecer em nome dos 224 municípios, o compromisso que a universidade tem disponibilizado na qualificação de nossos profissionais”.

442b9de6-e5da-4d93-a840-f1b44627bc50.jpg

O Conselheiro e Secretário Geral do CRM-PI, João Araújo Moura Fé, fala sobre a importância do curso para o entendimento da covid-19. “A covid-19 é uma doença nova. Não sabemos muito sobre todos os aspectos fisiopatológicos da doença. Não temos estudos que demonstrem tratamento com evidência científica. Os conhecimentos epidemiológicos básicos nós temos. O sistema de saúde está colapsado há mais de 40 anos. Nunca se falou em vaga de leitos em enfermarias e Utis. O poder público foi omisso durante todo esse tempo. Só poucas cidades (aproximadamente 10) têm respiradores mecânicos. Isso é absurdo. Com a pandemia esses problemas tornaram-se explícitos. Já morreram mais pacientes por omissão do que pela covid-19. A pandemia mudou nossos hábitos, nossas relações. Esse curso é importante, mas só terá sentido se impactar na atenção primaria”, afirmou.

 1bea51ed-ea74-4b41-a1fe-777222aaa500.jpg

A Profa. Dra. Zulmira Lúcia Oliveira Monte, Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde da Família e Comunidade UNASUS-UFPI, disse que é uma satisfação muito grande estar lançando esse primeiro curso autoinstrucional na UFPI. “Tenho certeza que virão outros cursos. Obrigada pelo apoio de todos e da universidade que apoia nossas propostas de projeto”.

ed32d7db-9787-4c97-ab75-281aeefafdce.jpg

Para a Profa. Dra. Rosimeire Santos, Vice-coordenadora da Especialização em Saúde da Família e Comunidade, “é muito bom e importante sabermos que estamos contribuindo colaborando para o entendimento dessa doença e passando ensinamentos para os profissionais da equipe de atenção primária à saúde”.

89bf852a-141a-4cc7-adae-6dd80c0a7654.jpg

Salete Maria Cipriano da Rocha Brito, coordenadora Adjunta da UNASUS/UFPI afirma que o curso é um marco importante para todos. “Conseguimos introduzir nossos cursos na Plataforma Arouca, que é o Sistema de Informação dos Profissionais de Saúde do Brasil. É uma experiência muito gratificante e esperamos com isso qualificar profissionais da saúde e estudantes”, explica.

Durante a reunião, por meio de webconferência, a Profa. Dra. Lis Cardoso Marinho explicou que o curso tem a proposta de deixar o Protocolo de Manejo Clínico da covid-19 mais compreensível e mais fácil de ser implementado a todo o estado do Piauí.

“Está organizado em cinco unidades didáticas nas quais as orientações do Protocolo foram cuidadosamente trabalhadas para o seu melhor entendimento e, consequentemente, para maior segurança do paciente e também sua como profissional. Na unidade didática 1, serão tratados os aspectos clínicos da covid-19, seus sinais e sintomas. O Teleatendimento será trabalhado na unidade didática 2 e a Síndrome Gripal na unidade 3. Nas unidades didáticas 4 e 5, as temáticas são manejo terapêutico e estabilização e encaminhamento ao centro de referência respectivamente”, apontou.

As matrículas podem ser realizadas até o dia 15 dezembro pelo site: unasus.ufpi.br. O curso terá início imediato e tem carga horária de 20 horas.

Mais informações acesse o site da UNASUS-UFPI e o instagram: unasusufpiof. 

O período de inscrição estará disponível a partir do dia 18, por meio do site:  https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46262

Fim do conteúdo da página