Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > UFPI e FMS realizam sanitização em espaços da Universidade para combate ao novo coronavírus

Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2020, 21h56

WhatsApp Image 2020-04-28 at 21.15.55.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, realizou na manhã desta terça-feira (28), a sanitização de diversos espaços do Campus. A atividade é parte de uma ação de sanitização da capital teresinense como medida de combate e controle do risco de contágio e transmissão do novo coronavírus.

As áreas sanitizadas da UFPI foram: vias, Hospital Universitário (HU), Hospital Veterinário Universitário (HVU), paradas de ônibus e o espaço Rosa do Ventos.

WhatsApp Image 2020-04-28 at 13.22.39.jpeg

Hospital Universitário passa por sannitização para combate ao coronavírus

A sanitização é um conjunto de procedimentos higiênico-sanitários que visam garantir a obtenção de superfícies, equipamentos e ambientes com características adequadas de limpeza evitando a recontaminação de ambientes e superfícies.

WhatsApp Image 2020-04-28 at 13.22.41.jpeg

Espaço Rosa dos Ventos da UFPI é sanitizado

A prefeita da UFPI, Gabriela Celso, afirmou que as medidas contribuem não somente para a proteção dos profissionais da Universidade, mas também de todas as pessoas que, de alguma maneira, usam os espaços. “A realidade diária da UFPI, e desses espaços, é que muitas pessoas, por alguma necessidade, a frequentam; circulam nas agências bancárias, paradas ou mesmo em nossas vias e ciclovias, para um simples passeio ou trajeto. Essa medida vem para da maior suporte e proteção à nossa sociedade”, afirmou a prefeita.

WhatsApp Image 2020-04-28 at 16.09.22.jpeg

Gabriela Celso, Prefeita da UFPI

Oriana Bezerra Lima, médica veterinária e Gerente da Gerência de Zoonoses da FMS de Teresina, explica como é realizada a sanitização e os critérios utilizados para a seleção dos locais a serem sanitizados, entre os quais a UFPI consta.

“Essa sanitização está sendo realizada conforme a nota técnica nº 22 da Anvisa, com Hipoclorito de cálcio a 1%, que é uma solução virucida, ou seja, que combate vírus. Essa nota visa, especificamente, o controle e combate ao novo coronavírus. Estamos priorizando as áreas onde há possibilidade maior de aglomeração, como unidades de saúde, terminais de integração, paradas de ônibus, casas lotéricas, bancos, cemitérios, e, agora, a Universidade Federal do Piauí”, afirma Oriana Lima.

b9a31be6-4526-4431-b4de-f0881f97fad2-f07492d4-37d6-45c2-9034-7f1e913180e9.jpg

A sanitização é realizada em Teresina desde o dia 31 de março. Segundo a FMS, ao diminuir os riscos de contágio pelo vírus nos locais sanitizados, também se diminui os riscos de transmissão entre a população teresinense.

Confira mais fotos: