Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > UNA-SUS encerra ciclo de aulas on-line com o tema "Covid-19: alimentação e sistema imunológico"
Início do conteúdo da página

UNA-SUS encerra ciclo de aulas on-line com o tema "Covid-19: alimentação e sistema imunológico"

Imprimir
Última atualização em Sábado, 25 de Abril de 2020, 10h42

A1CB32E7 FAD0 4EDD B0F9 9D011331E09020200425103012 

"Covid-19: alimentação e sistema imunológico" foi o tema da última aula promovida pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES), da Univesidade Federal do Piauí (UFPI). O web encontro aconteceu ontem (24) e encerrou o ciclo de aulas sobre "Covid-19 e outras infecções respiratórias agudas", organizadas pela Profa. Dra. Lis Marinho.

Dessa vez, as professoras Salete Cipriano e Apolônia Tavares conduziram as discussões sobre a temática. A Profa. Apolônia relembrou que nesses tempos de Covid-19 é fundamental ter hábitos alimentares mais saudáveis, com menos gorduras e açúcares, por exemplo. "Isso porque estamos praticamente parados em casa, sem exercícios. Devemos ter uma conduta apropriada em relação ao hábito alimentar, que também tem que promover a saúde do ambiete. Uma alimentação muito colorida é o que a torna saudável porque os pigmentos têm funções no nosso organismo. A alimentação não saúdável tem pouca cor, muito carboidratos e poucos legumes. Além disso, temos que evitar informações falsas, como alimentos milagrosos para evitar a contração da Covid-19", destaca a professora.

A orientação é para a ingestão de comidas naturais, que possam ser feitas com a família e que seja de forma equilibrada. A ingestão de alimentos cozidos e o uso de ervas que dão sabor, devem ser uma preferência, bem como evitar comidas gordurosas, grandes quantidades de sal e açúcar. "Tem que haver o equilibrio dos macros, micros nutrientes, bem como nas taxas de calorias. Acho que todos da família devem participar dessa preparação alimentar porque é um estímulo a conviver mais", pontua a Profa. Apolônia.

Ela ainda orienta que as idas aos supermercados devem ser o mínimo de vezes possíveis e em horários alternativos. "Ir em horários que não seja de grande pico. Planejar o que precisa comprar reduz o número de vezes que vai precisar sair de casa. Consuma alimentos integrais porque têm fibras e estão mais próximos do que é natural. Limite a compra de alimentos industrializados, os que são processados ou muito processados, e antes de guardar, laves as embalagens, frutas e verduras. Frangos e leguminosas podem ser cozidos e congelados em porções individuais ou familiares, assim como carne, peixes e bovinos", informa.

E a Profa. Dra. Salete também fez valorosas considerações sobre a aliementação e o sistema imunológico. Ela pontuou que alguns mecanismos, como os micro nutrientes dos alimentos, podem ajudar no sistema imunitário. "Existem muitos nutrientes, como vitanimas e sais minerais que influenciam. Quando a alimentação é desequilibrada leva a uma nutrição desequilrada, o que é um prejuízo para o sistema imune. Os nutrientes que têm importância voltada para o trato intestinal temos os probióticos, que possuem microorganismos vivos, como os iogurtes e leite fermentado; e os alimentos prébióticos (não vivos), são as fibras vegetais não digeridas, que aumentam o trânsito intestinal", explica.

Durante a conversa, ela também destacou as funções da vitanima A (retinol), que contribui para o sistema imunlógico. "Ela tem ação antioxidante e melhora a imunidade inata e adapativa. Temos o tomate, manga e cenoura que tem essa vitanima. E quando há a deficiência dela, pode causar atrofia do timo e proliferação de linfocitária, por exemplo. Já em relação à  vitanima D, hoje em dia temos um vida mais sedentária, tem a questão da obesidade e a diabetes tipo 2.  Temos uma menor exposição ao sol e isso está fazendo com que haja a menor produção da vitanima D. Temos fontes alimentares, como peixes e ovos, mas a melhor recomendação é ficar 20 minutos exposto ao sol", finaliza a professora.

O encontro encerrou com uma rodada de perguntas, agradecimentos e com a perspectiva de que mais aulas na modalidade on-line aconteçam posteriormente como enfrentamento ao cenário de pandemia provocado pelo novo coronovírus (Covid-19).

Fim do conteúdo da página