Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Plantas medicinais no controle de IRAs é tema da 4ª aula da turma Covid-19

Plantas medicinais no controle de IRAs é tema da 4ª aula da turma Covid-19

Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2020, 18h10

As infecções respiratórias ocupam o primeiro lugar entre as doenças que afetam crianças e adultos, por causa disso e observando a pandemia do novo coronavírus, A Universidade Aberta do SUS (UNASUS) e Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) realizaram, nesta quinta-feira (23), por web conferência, a quarta aula da turma “Covid-19 e outras infecções respiratórias”, com o tema “As plantas medicinais no controle de infecções respiratórias agudas (IRAs)”.

iras.jpg

A aula foi ministrada pela Dra. Teresinha Aguiar do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e pela Dra. Lis Marinho da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

De acordo com a Dra. Teresinha Aguiar, Infecções Respiratórias Agudas são geralmente causadas por vírus e seu espectro clínico vai depender do sitio da infecção, do micro-organsmo envolvido e condições gerais do paciente.

“A maior parte das infecções respiratórias agudas começam de forma leve e podem ser controladas em casa. Entretanto é importante conhecer sinais de alarme e saber encaminhar aos serviços de saúde locais caso necessite de atendimento”, explica.

Segundo a pesquisadora, o uso de plantas medicinais em IRAs vêm sendo bastante estudada, qualificada e utilizado por grande parte da população mundial como terapia complementar. “As plantas medicinais possuem uma variedade de constituintes químicos, como por exemplo, glicosídeo cianogênico, mucolagens, taninos, cumarinas, alcaloides, tritrepenóides e flavanóides, que possuem ações farmacológicas como antiflamatória, brancodilatadora, expectorante, analgésico e antitérmico”, disse.

A professora Dra. Lis Marinho explica que as plantas medicinais são muito mais que meros recursos alternativos aos medicamentos. “Elas tem altos valores agregados, principalmente por laboratórios farmacêuticos, devido a grande fonte de novas moléculas, relevante valor farmacológico e recursos terapêuticos”, comenta.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Plantas medicinais é toda e qualquer planta contendo substâncias que possam ser usadas para prevenir, aliviar e curar ou modificar um processo fisiológico normal ou patológico e que possa servir como fonte de fitofármacos e de seus precursores para síntese químico-farmacêutica.

“A prática da fitoterapia envolve interação entre saberes, ações multiprofissionais, ações de promoção e prevenção, incentivando a participação da sociedade e o cuidado integral em saúde”, disse Lis Marinho.

Conforme as pesquisadoras, as plantas podem ser utilizadas de diferentes maneiras e pode depender da finalidade que ela será usada “há plantas e casos que se usam as folhas, flores, cascas, raiz ou até mesmo o fruto e as sementes”, relatam.

O uso incorreto pode provocar intoxicações. “As plantas podem causar reações como intoxicações, enjoos, irritações ou até sintomas mais graves, por isso é preciso ter cuidado com a dosagem, identificação correta da planta na hora de manipular”, finaliza Lis Marinho.

Lembrando que ainda não tem tratamento contra o coronavírus. As plantas medicinais são para utilizar em complementariedade com os tratamentos médicos e como tratamento preventivo para estimular o sistema imunológico.