Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Projeto de Extensão “Horta Orgânica: do Campo ao Campus” realiza colheita e ação de extensão

Última atualização em Terça, 21 de Abril de 2020, 20h20

A busca por uma alimentação saudável vem crescendo no mundo todo. A necessidade de consumir produtos de qualidade tem feito com que boa parte da população opte por produtos orgânicos ou produza seu próprio alimento. No sistema de produção orgânica, realizado especialmente por agricultores familiares, não se utiliza aditivos sintéticos na alimentação animal, fertilizantes e agrotóxicos, nem reguladores de crescimento, existindo assim a valorização e uso eficiente dos recursos naturais, o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida do consumidor.

O Projeto de Extensão intitulado “Horta Orgânica: do campo ao campus” insere-se neste contexto. O projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa em Sementes Crioulas do Semiárido Piauiense – GPESC, coordenado pela Profa. Dra. Michelli Ferreira dos Santos, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, do campus Senador Helvídio Nunes de Barros, e faz parte do programa de extensão “Agroecologia e Educação Ambiental: diálogos entre Universidade e Escola para convivência com o ambiente semiárido - e-Casa” coordenado pela Profa. Dra. Juliana do Nascimento Bendini que atende alunos da educação básica do município de Picos.

A Profa. Michelli Ferreira afirma que as hortas orgânicas, particulares ou comunitárias, produzidas por agricultores familiares, têm a participação ativa da mão de obra familiar e possuem uma menor dependência de capital. Dessa forma, o objetivo desse projeto é proporcionar conhecimento teórico e prático de como aproveitar espaços inutilizados por meio da criação e manutenção de hortas de alimentos orgânicos, aproximando assim a universidade da comunidade, contribuindo para disseminação do conhecimento científico sobre a qualidade da alimentação e a produção de alimentos livres de agrotóxicos.

O projeto teve início em 14 de março de 2020 com o curso “Horta Orgânica em Pequenos Espaços” ministrado pelos técnicos Antônio de Oliveira e Rafael de Oliveira da “Garagem Orgânica”. O curso teve como objetivo repassar aos participantes conhecimentos e práticas sobre o cultivo de horta em pequenos espaços.

horta 1.jpg

Momento de realização do curso “Horta Orgânica em Pequenos Espaços”, preparação do solo e mudas para plantação.

Logo após o curso, foi estabelecido o período de quarentena, imposto pela pandemia do Covid-19, e as atividades foram suspensas. No entanto, as chuvas constantes ocorridas nesse período ajudaram no cultivo, dispensando as regas. Passados trinta dias, as coordenadoras se reuniram para realização da colheita de alface, acerola, couve, chicória, rúcula e nabo.

professoras.jpg

Profa. Juliana Bendini e Michelli Ferreira na colheita.

O projeto prevê a doação da produção ao Restaurante Universitário e a Residência Estudantil do campus. No entanto, com a quarentena, optou-se por doar os alimentos da primeira colheita, realizada em 21 de abril, ao Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho, que atende a 39 idosos, no município de Picos.

Outra parte dos alimentos colhidos foi doada aos guardas do campus. "Esses funcionários estão, enquanto todos nós estamos em casa, trabalhando e zelando pela proteção de nosso campus. Então, nada mais justo que prestarmos esse cuidado a eles e suas famílias.", ressalta a Professora Juliana.

horta 2.jpg

Hortaliças produzidas e doadas na primeira colheita da Horta orgânica do e-Casa.

Confira mais fotos.