Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > UNASUS realiza 1ª aula da turma Covid-19; pesquisador explica sobre as infecções respiratórias no Piauí

Última atualização em Terça, 14 de Abril de 2020, 17h49

0a094237-fc82-460c-b989-f2abf297d774.jpgCom o objetivo de descrever as principais infecções respiratórias emergentes no Piauí, aconteceu na tarde desta terça-feira (14), por meio de uma web conferência a primeira aula da turma “Covid-19 e outras infecções respiratórias”. As aulas são promovidas pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) da Universidade Federal do Piauí.

De acordo com a profa. Dra. Lis Marinho, que está organizando o ciclo de aulas, neste primeiro módulo foram inscritos 70 estudantes que fazem parte dos cursos de medicina, enfermagem, tutores da UNASUS e mestrandos.

As aulas fornecem uma introdução geral ao COVID-19 e vírus respiratórios no Piauí. O conteúdo programático divide-se em 6 unidades: 14/04 – As infecções respiratórias no Piaui; 16/04 – A clínica da Covid-19; 17/04 – O fluxo do paciente com Covid-19 na rede de atenção a saúde; 21/04 – A terapêutica para Covid-19 e para outras infecções respiratórias; 23/04 – Hábitos saudáveis que ajudam no sistema imunológico e As plantas medicinais para as IRAs.

O Prof. Dr. Kelsen Eulálio, médico infectologista da Fundação Municipal de Saúde e Professor da UFPI e a Profa. Dra. Zenira Martins Silva ministraram a aula sobre “Infecções Respiratórias Agudas e Influenza”.

Durante apresentação da unidade, Kelsen Eulálio explica que os sintomas do Coronavírus são similares aos sintomas de outros vírus respiratórios, como uma gripe comum. “A pessoa pode apresentar tosse, febre e dificuldade de respirar”, explica.

Segundo o pesquisador, o coronavírus são uma grande família de vírus que provocam doenças que variam desde um resfriado comum até doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).

No decorrer da aula, Kelsen Eulálio comentou que infecções respiratórias agudas provocam morbidade, hospitalização e mortalidade em todo mundo. Além disso, diferenciou as síndromes mais comuns que acometem os piauienses, dentre eles: resfriado, gripe, influenza e o covid-19 que até o momento já causou a morte de oito pessoas no Piauí e descreveu, ainda, as características epidemiológicas dos principais vírus respiratórios humanos, métodos laborais e os agentes usados para prevenir e tratar as doenças.

De acordo com Kelsen Eulálio, a Influenza, uma das doenças descrita como infecção viral aguda, tem como sintomas: febre, arrepios, prostração, dores musculares e cefaleia, além de queixas respiratórias são dor de garganta, coriza, rouquidão e, em especial, a tosse.

O pesquisador recomenda que nesse momento da pandemia do coronavírus, é importante a vacinação da gripe para evitar que o vírus influenza e o covid-19 circule ao mesmo tempo na população. “A vacina previne a contaminação pelo vírus influenza, que costuma circular no país com maior intensidade a partir de março”, explica. E complementa que a vacina da gripe não protege contra o novo coronavírus, mas sim auxiliará no controle epidemiológico e no tratamento de pacientes com exposição ao covid-19.

Kelsen Eulálio finaliza que as pessoas devem seguir os cuidados básicos de prevenção. “Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização; Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; Evitar contato próximo com pessoas doentes; Ficar em casa quando estiver doente; Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo; .Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência, finaliza.