Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > Plano de Contingência e outras ações do Comitê Gestor de Crise (CGC) da UFPI
Início do conteúdo da página

Plano de Contingência e outras ações do Comitê Gestor de Crise (CGC) da UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 22 de Março de 2020, 15h10

O Comitê Gestor de Crise da Universidade Federal do Piauí (CGC/UFPI), perante a pandemia do Covid-19, lançou no ultimo dia 19 de março, o Plano de Contingência sobre Coronavirus. O documento reúne orientações e medidas a serem adotadas para reduzir os riscos e minimizar o impacto da disseminação do vírus.

reuniaocovid-21.jpg

O manual apresenta orientações à comunidade acadêmica da UFPI (discentes, docentes, técnico-administrativos, terceirizados) e comunidade externa, relacionadas à adoção de medidas individuais e coletivas de prevenção e proteção da doença. Ele institui medidas referentes a quatro áreas de atuação: proteção à saúde; recursos e infraestrutura; ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil e serviços; e comunicação.

Também estabelece medidas relacionadas à prevenção e proteção, com informações sobre ações básicas de higiene pessoal e ambiental, medidas a serem tomadas em casos suspeitos e outras relativas às atividades e serviços da Universidade.

reuniaocovid-59.jpg

Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado

A Presidente do Comitê Gestor de Crise da UFPI e Superintendente de Comunicação Social, Profa. Dra. Jacqueline Lima Dourado, explica que a comissão vem trabalhando de forma bastante articulada nesse momento de pandemia. “O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, nomeou o Comitê Gestor de Crise (CGC) e estamos respondendo pela presidência deste. Uma das primeiras missões a serem trabalhadas, em conjunto com os demais membros do Comitê – pertencentes a todas as áreas da UFPI – e outros especialistas, foi construir o Plano de Contingência. Este é um documento importante, norteador e indicador das atividades. Fizemos três grandes reuniões presenciais, que começavam às 8h da manhã e terminavam às 8h da noite. Em seguida, dividimos três subcomissões de trabalho. Depois de três dias, começamos a fazer reuniões online, utilizando as redes sociais e estamos conseguindo administrar e atender remotamente, o que é a parte mais importante. Também contamos com outras pessoas, especialistas de áreas distintas, que têm nos fornecido documentos e informações importantes, que temos disseminado por nossas redes sociais, pela página da nossa Universidade Federal do Piauí e, a partir deste domingo, também no hotsite que foi criado (www.ufpi.br/coronavirus), que concentrará as principais ações e informações da UFPI. Então, considero esse trabalho extremamente relevante, necessário e nesse momento de pandemia, fundamental para que nos mantenhamos unidos, não de forma física, mas presentes na vida uns dos outros de forma remota”.

Confira a íntegra do Plano de Contingência para a COVID-19 da UFPI.

Fim do conteúdo da página