Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Coronavírus > UFPI prepara plano para enfrentar novo coronavírus
Início do conteúdo da página

UFPI prepara plano para enfrentar novo coronavírus

Imprimir
Última atualização em Sábado, 21 de Março de 2020, 17h08

reuniaocovid-2.jpg

Reunião com representantes de diversos setores da comunidade universitária

A Reitoria da Universidade Federal do Piauí realizou nesta segunda-feira (16), uma reunião no Salão Nobre da Reitoria, com representantes de diversos setores da comunidade universitária e infectologista para formar o Comitê Gestor de Crise (CGC) para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O objetivo foi planejar e elaborar recomendações e orientações para precauções propostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS), para estudantes, professores e funcionários da instituição.

Diante do risco de situação pandêmica, a intenção é antecipar ações de vigilância, promoção e prevenções para a comunidade interna de forma objetiva e sem alarde, a fim de se evitar uma catástrofe epidemiológica e humanitária, tendo em vista que a pandemia do Covid-19 está crescente em nosso país. O Comitê Gestor de Crise foi dividido nos principais eixos temáticos: Planejamento, Administração; Medidas de Proteção da Saúde, Ensino, Pesquisa, Extensão e Comunicação.

reuniaocovid-3.jpg

Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes durante vídeoconferência

O Reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes, participou da reunião por meio de vídeoconferência, pois está em isolamento domiciliar, em Teresina, após ter entrado em contato com uma pessoa que apresentou sintomas da Covid-19. Ele explica que é o momento de sermos cautelosos para garantir a segurança da comunidade acadêmica. “Nós sabemos que o coronavírus não é tão letal, mas é de uma transmissibilidade muito grande e a recomendação é que se evitem aglomerações”, comenta.

reuniaocovid-25.jpg

Médico infectologista e coordenador do Ciaten no Piauí, Carlos Henrique Nery

O médico infectologista e coordenador do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (Ciaten) no Piauí, Carlos Henrique Nery, explica que devemos estar em alerta para prevenção. “Nós estamos numa posição excelente de iniciar os trabalhos de prevenção em larga escala. No início do processo, qualquer medida preventiva traz um efeito exponencial no futuro. Quanto mais cedo se começa a prevenção maior é o benefício no futuro”, disse.

reuniaocovid-50.jpg

Nadir do Nascimento Nogueira, vice-reitora da UFPI

A Vice-Reitora da UFPI, Nadir do Nascimento Nogueira, membro do Comitê Gestor de Crise, explicou que estão trabalhando na perspectiva da prevenção. “É uma medida crucial para evitar o crescimento exponencial, dos casos ao longo do tempo, ou seja, é uma medida para “achatar a curva” de crescimento da doença. Além disso, temos um público de 38 mil alunos na universidade. Não podemos deixar esses alunos convivendo dentro do mesmo espaço, com ambientes fechados”, afirma.

 reuniaocovid-59.jpg

Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Jacqueline Dourado

De acordo com a Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Jacqueline Dourado, que preside o Comitê Gestor de Crise, esse é um plano de contingência com ações para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus. “É um plano geral que faz parte do protocolo instituído pela Universidade do Porto que está tendo um papel fundamental na prevenção do controle do vírus. A aplicação do plano de contingência é dinâmica e mutável de acordo com as novas informações e conhecimentos, os quais levam às novas medidas e resultam na atualização do plano. A preparação da UFPI é essencial para uma resposta efetiva e oportuna. As atividades a serem desenvolvidas devem ser proporcionais ao nível de risco definidos pelas instituições de referência”, explica.

reuniaocovid-20.jpg

Foram nomeados para o Comitê Gestor de Crise, a Vice-Reitora da UFPI, Nadir do Nascimento Nogueira; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Cleânia de Sales Silva; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitário, Adriana de Azevedo Paiva; o Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, André Macedo Santana; o Pró-Reitor de Administração, Lucas Lopes de Araújo; a Prefeita Universitária, Grabriela Celso; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Romina Paradizo, Pró-Reitora de Ensino de Graduação de Pós-Graduação, Regina Lúcia Ferreira Gomes; o Superintendente de Recursos Humanos, Lauro Oliveira Viana; Lúcia da Silva Vilarinho do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UFPI); Janaina Maria dos Santos de Paula, representando o Campus Almícar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI); Waleska Ferreira de Albuquerque – do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPI); Lilian Silva Catenacci do Centro de Ciências Agrárias (CCA/DMV/UFPI); Marttem Costa de Santana do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI); o Diretor da Gráfica da UFPI, Renan da Silva Marques e Pedro Bezerra Campelo, discente do curso de Engenharia Agronômica – (CCA/UFPI).

Os objetivos do Plano são comunicar e capacitar a comunidade da UFPI e a comunidade externa com informações e conhecimentos atualizados; implementar medidas de prevenção primária adequadas ao nível de risco; orientar a comunidade acadêmica e externa sobre a infecção por Covid-19, facilitando a articulação e ligação aos serviços de saúde adequados; assegurar respostas coordenadas com outras instituições e organizações; assegurar a continuidade do processo de ensino e aprendizagem da UFPI, de acordo com o nível de risco e minimizar o efeito da pandemia na comunidade da UFPI e comunidade externa.

De acordo com o Plano de Contingência, compete à chefia da unidade administrativa: assegurar condições de acesso restrito e circulação às dependências da UFPI; garantir a divulgação da informação a todos os profissionais e estudantes sobre a existência de áreas de acesso restrito e as medidas enunciadas neste documento; garantir os recursos e condições para a implementação do plano de contingência; ser referência para orientação e medidas preventivas diante de um caso suspeito, conforme os protocolos e fluxos definidos pelas instâncias.

reuniaocovid-12.jpg

Confira mais fotos. 

Fim do conteúdo da página