Página inicial > Auditoria > CCS > Últimas Notícias - CCS > Solenidade de Colação de Grau do Curso de Medicina é realizada no Cine Teatro da UFPI

Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2024, 09h43

Forms 2

Formandos da Turma 91 do curso de Medicina da UFPI

Na manhã desta quinta-feira (19), aconteceu a Solenidade de Colação de Grau da turma “Raimundo José Cunha Araújo Júnior” do Curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella. A solenidade foi realizada no Cine Teatro da UFPI, e ao todo, 27 estudantes do curso colaram grau.

Forms 1
A mesa de honra contou com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; o Vice-Reitor, Viriato Campelo; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cardoso; a Vice-Diretora do Centro de Ciências da Saúde, Carla Maria de Carvalho Leite, a paraninfa da turma Professora Ana Maria Pearce de Area Leão Pinheiro, Professora professores homenageados Raimundo José Cunha Araújo Júnior (nome da turma), Ione Maria Ribeiro Soares Lopes, Lia Cruz Vaz da Costa Damásio e Simone Soares Lima.

Em sua fala, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, reafirmou o compromisso da instituição com os formandos, destacando que as portas da universidade estarão sempre abertas para aqueles que desejarem continuar seus estudos. "Os concludentes poderão fazer mestrado, doutorado e desenvolver pesquisas na área", afirmou o reitor, incentivando os novos profissionais a permanecerem conectados à universidade e a aproveitarem as oportunidades de formação avançada oferecidas pela UFPI.

Forms 7

Prof. Dr. Gildásio Guedes, Reitor da UFPI

O diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPI, Arquimedes Cavalcante, destacou em sua fala a importância da formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele afirmou que "a vacina venceu, a ciência venceu e o SUS venceu", ressaltando as conquistas da saúde pública.Em um cenário de dificuldades orçamentárias, o diretor anunciou que a UFPI está na fase final de conclusão de um novo prédio destinado ao curso de Medicina no campus da universidade. Cavalcante explicou que o prédio é fruto de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a UFPI, e será coordenado pela própria instituição de ensino. "Estamos trabalhando para que esse espaço seja a sede do curso de Medicina, o que é uma questão de justiça, pois este é um dos cursos fundadores da UFPI", declarou. Ele também reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos estudantes devido à falta de um espaço adequado para o curso e pediu desculpas pela situação. O diretor enfatizou o compromisso da gestão em corrigir essa falha e integrar ainda mais o curso ao Hospital Universitário, à biblioteca, aos restaurantes universitários e ao restante do campus. Cavalcante classificou o momento como uma prestação de contas à sociedade, que financia a universidade, e reafirmou o empenho em garantir a melhoria das condições de ensino e infraestrutura na UFPI.

Forms 4

Prof. Dr. Arquimedes Cavalcante, Diretor do Centro de Ciências da Saúde

A professora Lia Cruz Vaz da Costa Damásio, em uma emocionante fala, destacou a importância do poder das palavras dos futuros médicos e o impacto que isso pode ter sobre os pacientes. "A pessoa já não tem chance, ou tem muita chance, e parece que só vira verdade quando o médico fala", refletiu, ressaltando a responsabilidade que os profissionais da saúde carregam. Lia compartilhou sua experiência no Hospital Universitário (HU), onde, ao lidar com pessoas de diferentes classes sociais, gosta de tranquilizá-las com palavras de conforto, como "fique tranquila, vai escapar", gerando um alívio imediato. Durante sua mensagem para a turma 91 de formandos de Medicina, a professora expressou um desejo e uma certeza: "Vocês vão escapar das inúmeras dificuldades que a medicina tem proporcionado". Ela elogiou a preparação dos alunos para as rápidas mudanças no campo da saúde e destacou os valores e princípios que eles trazem de suas famílias. "Esses bons médicos vieram honrados, educados, amorosos, empáticos, honestos e comprometidos porque vocês, pais, os trouxeram assim para a universidade", afirmou.

Forms 5

Professora Lia Cruz Vaz da Costa Damásio

O vice-reitor da UFPI, professor Viriato Campelo, expressou sua gratidão pela instituição e destacou o compromisso e a dedicação dos docentes. "Eu posso dizer, de alma lavada, que qualquer aluno de medicina que me procurou foi atendido. O que eu pude fazer, eu fiz", afirmou, ressaltando o empenho dos profissionais da universidade.
Campelo enfatizou que todos os membros da equipe presente são oriundos da UFPI e que os estudantes continuarão esse legado. Ele relembrou sua própria trajetória acadêmica, mencionando o tempo que passou em instituições como a Unicamp e a USP, e destacou que hoje a UFPI oferece oportunidades de alta qualidade em casa. "Vocês, com toda a capacidade que têm, saem de uma universidade com nota 5 e vão chegar longe", concluiu, referindo-se aos alunos formandos.

Forms 6

Prof. Dr. Viriato Campelo, Vice-Reitor da UFPI