Página inicial > Auditoria > CCS > Últimas Notícias - CCS > PPGEnf/CCS/UFPI se destaca no Cenário Internacional

PPGEnf/CCS/UFPI se destaca no Cenário Internacional

Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 08h34

A Profa. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade – Docente e Pesquisadora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou com sucesso uma Missão Internacional por meio de uma Visita Técnica na Queen´s University em Kingston, Ontário, Canadá.

A citada docente desde seu ingresso na UFPI vem realizando estudos e pesquisas para desenvolver, validar e avaliar Tecnologias Educacionais Digitais, a exemplo dos estudos de simulação clínica virtual, considerando que o Departamento de Enfermagem/UFPI conta com um Laboratório de Simulação de Práticas Clínicas Enfermagem e Saúde (LABSIMENFS), desde 2012, o que tem representando avanços e inovações no ensino, pesquisa e na formação de Enfermeiros para assistência de qualidade a população.

A partir de janeiro de 2023, a Profa. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade mantem contato com a Profa. Dra. Marian Luctkar- Flude RN, PhD, CCSNE Co-Presidente da Canadian Alliance of Nurse Educators Using Simulation (CAN-Sim) destacada e renomada pesquisadora em simulação clínica virtual em Enfermagem da Queen´s University em Kingston, Ontário, Canadá.

Visando uma maior integração destas aprendizagens a pesquisadora canadense encaminhou convite a Profa. Dra. Elaine Rangel para realização de uma Visita Técnica que objetivou apoiar as atividades do projeto de pesquisa multicêntrico intitulado “Virtual Simulation Game for Nursing Students about Valvular Diseases”, para tanto, conquistamos o apoio financeiro no valor de 5.000 dólares da Canadian Alliance of Nurse Educators Using Simulation (CAN-Sim) em 2022.

Neste intercâmbio canadense, a pesquisadora da UFPI integrou a Equipe de um Projeto de Pesquisa Multicêntrico coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com outras universidades brasileiras públicas e privadas, além de instituições internacionais. Vale a pena ressaltar que este projeto de pesquisa foi contemplado com recursos do INCT, via Edital do CNPQ Nº 58, que teve como objetivo a criação de Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Simulação Clínica e Realidade Virtual para Formação e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (INCT-SCRV). Um grande espaço no país, para os pesquisadores que investigam as tecnologias que favorecem a formação de Enfermeiros, e a consequente, assistência aos diversos grupos populacionais no Brasil.

Finalmente, a Profa. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade expressou a alegria por ter realizado uma missão científica de sucesso, pois todas as atividades previstas no cronograma foram realizadas com êxito e possibilitaram uma experiência muito rica principalmente, porque foram orientadas por uma renomada pesquisadora.

Além do mais, foram planejadas futuras agendas, que irão contemplar missões no Brasil de estudantes e professores da Escola de Enfermagem na Queen´s University. Também, já está confirmada a continuidade do atual projeto de pesquisa e a apresentação da Profa. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade durante a Primeira Conferência da CAN-Sim em 2025.

Para certificar o sucesso desta visita técnica vejam o endosso nas palavras da Marian Luctkar-Flude, RN, PhD, CCSNE, FCNEI Associate Professor - Ǫueen’s University, School of Nursing: “Estou confiante de que esta colaboração não só irá avançar o nosso atual projeto de investigação, mas também abrirá caminho para futuros esforços conjuntos”.

Com estas iniciativas nacionais e internacionais em uma linha de investigação inovadora que focaliza tecnologias, simulações clínicas e realidades virtuais, o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI (PPGEnf/CCS/UFPI) avança na inserção e no fortalecimento da internacionalização de nossas pesquisas, esperamos que estes avanços contribuam para conquista da NOTA SEIS, na próxima avaliação quadrienal da CAPES.

Assim, parabenizamos a Profa. Dra. Elaine Maria Leite Rangel Andrade e seu grupo de pesquisa pela vanguarda dos estudos, desejando sucesso nas futuras missões acadêmicas.

PPGEnf 01

Dr. Elaine Rangel is an Associate Professor in the Nursing Department at the Federal University of Piaui, Brazil

PPGEnf 02

Escola de Enfermagem da Queen´s University

PPGEnf 03

Profas. Marian e Jane dirigindo a gravação do Jogo de Simulação Virtual sobre doenças valvares nos Laboratórios de Simulação da Escola de Enfermagem da Queen´s Universit.

registrado em: ,