Página inicial > Auditoria > PREX > Últimas Notícias - PREX > Projeto de Extensão da UFPI realiza "Expo Detalha Casa" entre os dias 11 e 13 de setembro

Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 08h58

WhatsApp_Image_2024-08-20_at_11.20.06.jpeg

O projeto de extensão “Detalha” da Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem como objetivo promover o aperfeiçoamento de futuros arquitetos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da UFPI (CT) na arquitetura de interiores. Atuante desde 2021, a iniciativa realizará a segunda edição da Expo Detalha Casa, no Centro Universitário UNINOVAFAPI, durante os dias 11, 12 e 13 de setembro, com o tema “Palhas na arquitetura de interiores”.
Com o intuito de difundir uma formação mais abrangente no campo imobiliário, o evento contará com palestras com profissionais renomados, oficinas e estandes de empresas especializadas no setor, centrados no tema da edição de 2024.

WhatsApp_Image_2024-08-20_at_15.06.03.jpeg

Professora Nayane Costa

Coordenadora da iniciativa, a professora do Departamento de Construção Civil e Arquitetura, Nayane Costa, relembra o impacto positivo da primeira edição da Expo Detalha Casa em 2022 e antecipa boas expectativas para a próxima exposição, a ser realizada em setembro. “Em 2022, um ano depois de criar o projeto de extensão, fizemos o evento pela primeira vez no auditório do Centro de Tecnologia e os 200 lugares disponíveis esgotaram rapidamente. Esse ano, como o evento cresceu, recebemos muitos pedidos por um lugar maior e decidimos realizar o evento em um espaço mais amplo, que possui 500 lugares”, afirmou.

Ainda, segundo a professora, com o crescimento da exposição desde sua estreia, mais profissionais no mercado nacional deverão marcar presença nesta edição, ministrando palestras e oficinas para difundir as atuais tendências e técnicas do mercado para o design de interiores. “Para essa edição, o número de atrações nacionais duplicou, ficando entre 6 atrações nacionais. Além disso, haverá cerca de 25 arquitetos daqui de Teresina e cerca de 19 estandes que ficarão na área externa do auditório, que é a área gratuita”.

Entre os profissionais que participarão do evento, estão Maneco Quinderé, iluminador piauiense reconhecido nacionalmente por trabalhos com cenografia e iluminação; Adélia Borges, doutora honoris causa pela Unesp e historiadora do design; Regina Medeiros, artista plástica formada pela ECA - USP e referência em trabalhos com vidro; Guto Índio da Costa, designer premiado internacionalmente e diretor de design da Índio da Costa A.U.D.T.

A exposição será realizada pela UFPI em parceria com a UNINOVAFAPI e a Superintendência de Artesanato do Governo do Estado. O formulário para pré-inscrição no evento já está disponível por meio do link divulgado no Instagram oficial da iniciativa.

Para mais informações, basta seguir a conta oficial do projeto no instagram: @detalhaufpi.