Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Piauí sedia I Encontro Estratégico em Ciências Farmacêuticas
Início do conteúdo da página

Orquestra de Câmara realiza 1º ensaio para o concerto "Os 40 anos da UFPI"

Imprimir
Publicado: Sexta, 18 de Maio de 2012, 11h00

A Orquestra de Câmara da Universidade Federal do Piauí realizou, nesta sexta-feira (18), o primeiro ensaio do concerto que irá homenagear as quatro décadas da instituição e as obras do maestro Emmanuel Coelho Maciel.

Nesta sexta a orquestra ensaiou com os instrumentos de cordas, no auditório do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA), no Centro de Ciências da Educação (CCE).  Amanhã, às 16h no Cine Teatro da UFPI, acontecerá o ensaio geral com o coral e com os instrumentos de sopro.

A UFPI foi criada em 1971 a partir da fusão de algumas faculdades isoladas que existiam no Estado - Faculdade de Direito, Faculdade Católica de Filosofia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Administração (Parnaíba) e Faculdade de Medicina. Sediada na cidade de Teresina, capital do Piauí, a universidade possui campi nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

"Vamos homenagear a UFPI, sua imensa contribuição ao Estado do Piauí e a nação brasileira. Faremos uma retrospectiva da criação e contextualização do Curso de Música até os dias atuais, e prestar homenagem, em vida, ao professor, maestro, compositor, arranjador, violinista e folclorista, Emmanuel Coelho Maciel ", disse o Coordenador do Departamento de Música e organizador do Concerto, Prof. Cássio Martins.

Emmanuel nasceu no dia 16 de outubro de 1935, ingressou na UFPI em 1976, foi o primeiro chefe do Departamento de Música e Artes Visuais da universidade, em 1977, além de fundador da Orquestra Sinfônica de Teresina e proponente do coro das Mil Vozes da capital. Foram selecionadas, pela orquestra, duas das mais importantes obras escritas pelo maestro até o presente momento. São elas: "Cantata Religiosa Sobre Temas Folclóricos Brasileiros para Orquestra e Côro" e "Música para Oboé e Instrumentos de Cordas".

Emmanuel Coelho regendo a orquestra de câmara de Teresina - Foto: site Overmundo

Para a execução das obras, foram convidados o professor e músico profissional Gilson Barbosa, oboísta, fundador da Orquestra Sinfônica de Campinas - SP e os corais do Instituto Camillo Filho e da Escola de Música de Teresina. O aluno do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI, Fernando Ferreira, é o responsável pela preparação vocal dos corais.

O professor Gilson Barbosa, além de solar o concerto para oboé e orquestra, ministrará oficinas de música de câmara e master classes para todos os alunos de sopro e música de câmara do Departamento de Música e Arte Visuais da UFPI e para a comunidade em geral.

O Concerto é uma realização do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI com apoio da Humana Saúde, Instituto Camillo Filho, Instituto Santa Rita e Escola de Música da UFPI. A entrada é franca.

Confira entrevista com o Maestro Emmanuel Coêlho Maciel para o site Overmundo.

Concerto "Os 40 Anos da UFPI"
Compositor Homenageado: Emmanuel Coelho Maciel
Direção Musical e Regência: Cássio Martins
Preparação Vocal: Fernando Ferreira
Data: 19 de Maio de 2012 - Horário: 20h - Local: Cine Teatro da UFPI
20 de Maio de 2012 - Horário: 11h - Local: Palácio da Música

Programa:
Emmanuel Coelho Maciel
• Música para Oboé e Instrumentos de Cordas - Solista: Gilson Barbosa
• Cantata Religiosa Sobre Temas Folclóricos Brasileiros para Orquestra e Côro - Orquestra de Câmara UFPI - Coral do Instituto Camillo filho e da Escola de música de Teresina.

Fim do conteúdo da página