Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > XXIV Seminário de Iniciação Científica encerra com premiações de trabalhos

XXIV Seminário de Iniciação Científica encerra com premiações de trabalhos

Encerrando o XXIV Seminário de Iniciação Científica, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou-se na tarde desta sexta-feira (27), no auditório do Centro de Tecnologia (CT), a cerimônia de entrega do Prêmio Destaque da Iniciação Científica 2015. O evento promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), por meio da Coordenadoria de Pesquisa (CPES), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contou com nove premiações de trabalhos apresentados por alunos.

Estiveram presentes, a Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; o Pró-Reitor de pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; a coordenadora de pesquisa e coordenadora do evento, Prof.ª Drª. Jaíra Maria Alcobaça Gomes, a professora da USP e membro do comitê externo do PIBIC da UFPI, Prof.ª Dr.ª Rosa Ester Rossini; a membro do comitê interno, Profa. Dra. Maria Rejeane Araújo Soares; professores e parte da comunidade acadêmica.

As premiações foram divididas em três áreas: Ciências da Vida; Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Os três primeiros colocados de cada área foram premiados com troféus e computadores.

Coordenadora de pesquisa e coordenadora do evento, Prof.ª Drª. Jaíra Maria Alcobaça Gomes

A coordenadora geral do evento, Prof.ª Dr.ª Jaíra Alcobaça, afirmou a importância da avaliação do comitê externo."Nesse momento do Seminário de Iniciação Científica é muito importante termos a avaliação do comitê externo, que assim nos fornece novos caminhos para o melhor aperfeiçoamento do programa. Nos alegra porque estamos percebendo uma iniciação científica cada vez mais forte, de qualidade", destacou.

Pró-Reitor de pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

O Prof. Dr. Pedro Vilarinho, destacou a importância do PIBIC. "Valorizar o PIBIC pra mim é um caminho de você valorizar e fortalecer também a Pós-Graduação. É fundamental dentro da Universidade na formação de recursos humanos, na valorização da produção do conhecimento e da pesquisa, seja pesquisa básica ou aplica", relatou.

Professora da USP e membro do comitê externo do PIBIC da UFPI, Prof.ª Dr.ª Rosa Ester Rossini

"A Iniciação Científica é um programa único no mundo. O Brasil é precursor nos moldes que é ele é ensinado aqui. No Brasil nós temos 100.000 bolsas. Essa Universidade em particular, possui uma política de apoiar a iniciação científica porque ela tem a certeza que com a iniciação científica nós fazemos uma Universidade com qualidade", ressaltou a Prof. Dra. Rosa Ester Rossini.

Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira.

A Vice-Reitora Profª Drª Nadir Nogueira, destacou que a concessão do título de Doutor Honoris Causa à Profa. Dra. Rosa Ester Rossini, proposto no encerramento do PIBIC do ano passado e aprovado pelo Conselho Universitário, marcou o XXIV Seminário de Iniciação Científica. Destacou, ainda, os avanços da UFPI na área da pesquisa e da pós-graduação, de quase 800 trabalhos apresentados nessa edição do Seminário. Finalizou: "Para encerrar eu vou utilizar Guimarães Rosa, quando ele diz que "Mestre não é aquele que ensina, mas aquele que de repente aprende". Com isso quero agradecer àqueles que estão cotidianamente aprendendo e ensinando no exercício da docência na nossa UFPI. E que a busca da excelência seja perseguida diariamente por todos nós", finalizou.

.

Público presente na solenidade

Confira o vídeo:

Confira os ganhadores e seus respectivos projetos:

Área: Ciências da Vida

1° lugar
Discente: Gislane Cardoso Lima Campos. Orientador: Prof: Gláuber Campos Vales.
2° lugar:
Discente: Vanessa Moura Carvalho. Orientadora: Prof. Rosilane de Lima Brito Magalhães.
3° lugar:
Título: Discente: Janaína de Carvalho Alves. Orientadora: Prof. Juliane Viana Freire Portela.

Área: Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes

1° lugar

Discente: Eduardo Nonato Machado. Orientadora: Prof. Dra. Maria do Socorro Lira Monteiro.
2° lugar:
Discente: Maria do Socorro Araújo Silva. Orientadora: Prof. Dra. Rosana Evangelista.
3° lugar:
Discente: Teresa Albuquerque Ribeiro Gonçalves. Orientadora: Prof. Dra. Ana Regina Barros Rêgo Leal.

Área: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

1° lugar
Discente: Luís Guilherme Teixera dos Santos. Orientador: Prof. Dr. Rodrigo de Melo Sousa Veras.
2° lugar:
Discente: Islaine de Oliveira Mota. Orientadora: Prof. Dra. Carla Eiras.
3° lugar:
Discente: Gabriel de Morais Cunha Gonçalves. Orientador: Prof. Dr. Francisco de Alcântara Neto.