Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > VII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico encerra com entrega de prêmios

VII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico encerra com entrega de prêmios

Aconteceu nesta sexta-feira (27) o encerramento do VII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Na ocasião, premoiu-se os trabalhos que mais se destacaram nas áreas da tecnologia e inovação. O evento aconteceu no Auditório de Arqueologia - CCN II, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Foram premiados os trabalhos que mais se destacaram durante o VII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

A cerimônia de premiação teve a participação da Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; do Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; da Coordenadora de Inovação Tecnológica, Profa. Dra. Maria Rita Moraes Chaves; e do representante do comitê externo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Prof. Dr. Júlio César de Oliveira.

Para a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, é preciso buscar cada vez mais a melhoria dos indicadores. "Ainda estamos aprendendo, mas vale registrar o avanço. Precisamos comemorar, pois registramos que 80% dos trabalhos comportam muito bem dentro do pedido de proteção intelectual de inovação de patentes e de produtos. É preciso trabalharmos com mecanismos e ferramentas para romper com algumas burocracias e avançar cada vez mais na qualidade dos trabalhos", observa.

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho, o Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação tem como objetivo continuar incentivando a prospecção dos trabalhos de tecnologia e inovação na UFPI. "Ficamos satisfeitos em ter chegado ao final do Seminário com bons resultados e aprendizados. Até mesmo as críticas feitas pelo comitê interno e externo nos ajudam a fazer esse programa cada vez melhor. Precisamos continuar incentivando o Programa de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, através de mais treinamentos e divulgação das produções tecnológicas ao público".

Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

A Profa. Dra. Maria Rita Moraes Chaves fala da necessidade de dar apoio aos alunos para que tenham reconhecimento e que suas produções cheguem ao mercado, o que é o objetivo do comitê externo e interno. "Ficamos satisfeitos com a participação dos alunos, e isso cria um ambiente para você melhorar cada vez mais. Aqui os jovens se engajam e se motivam a partir dos resultados obtidos. Ficamos felizes com os resultados, e vários projetos apresentados aqui serão protegidos, na forma de patentes, softwares, marca, desenho industrial", ressalta.

Coordenadora de Inovação Tecnológica, Profa. Dra. Maria Rita Moraes Chaves

Thiago Araujo Marques, o primeiro colocado na área de Tecnologias Químicas e Novos Materiais pelo seu projeto intitulado "Síntese e Caracterização de Compósitos a Base de Hidroxiapatita e Nanopartículas Bimetálicas - Atividade Antimicrobiana", conta que o prêmio foi o resultado de um trabalho realizado em equipe. "Receber esse prêmio foi um trabalho de equipe, pois nosso laboratório se empenhou bastante em exercer esse projeto. Além disso, é um pontapé não somente para aprimorarmos nosso trabalho, mas também sensibilizar as outras pessoas a estarem desenvolvendo novas pesquisas". Thiago Marques foi orientado pela Profa. Dra. Carla Eiras.

O VII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação aconteceu de modo simultâneo ao XXIV Seminário de Iniciação Científica, promovidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e pelo Núcleo de Inovação e Transparência de Tecnologia  (NINTEC) .

Confira aqui a lista dos premiados.

Confira mais fotos: