Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 3º Encontro dos Estudantes de Engenharia Elétrica da UFPI

3º Encontro dos Estudantes de Engenharia Elétrica da UFPI

O Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, nos dias 23 e 24, o 3º Encontro dos Estudantes de Engenharia Elétrica (ECEEL). Alunos do 1º e 2º período do curso tiveram oportunidade de participar de minicursos, visitas aos laboratórios, palestras e apresentações de trabalhos. O evento aconteceu no Centro de Tecnologia (CT) da Universidade.

Tutor do PET, Prof. Dr. Otacílio da Mota Almeida

O Tutor do PET, Prof. Dr. Otacílio da Mota Almeida, ressaltou a importância do Encontro para permanência dos novos alunos no curso. "Tivemos palestras de incentivo de professores e profissionais, minicursos, visitas aos laboratórios e as apresentações orais dos projetos desenvolvidos no curso, premiados e que se destacaram durante o ano. O evento tem a visão de melhorar a aderência do aluno ao curso, evitando a evasão", disse.

Aluno Caio Damasceno desenvolveu o Projeto "Handle: Uma prótese mioelétrica de baixo custo"

Como parte da programação, o aluno Caio Damasceno apresentou seu Projeto "Handle: Uma prótese mioelétrica de baixo custo". "Depois que eu construí a impressora 3D, surgiu a ideia de fazer uma prótese robótica de baixo custo. A proposta é captar os sinais do músculo de uma pessoa com deficiência que amputou algum membro. Acredito que isso pode devolver a autoestima, qualidade de vida, bem estar", explicou. O projeto irá concorrer em Brasília o Prêmio Nacional "Desafio Universitário Empreendedor" do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Aluno do 1º período de Engenharia Elétrica, Matheus Soares

Para o aluno do 1º período, Matheus Soares, o Encontro contribuiu para conhecer melhor o curso. "O evento é bem interessante. Principalmente, porque eu não conhecia tanto a Engenharia Elétrica. Não é só limitado a energia, mas também envolve eletrônica e robótica", comenta.

A programação do 3º Encontro dos Estudantes de Engenharia Elétrica (ECEEL) contou com palestras, mini-cursos, visitas aos laboratórios e apresentações de trabalhos científicos de forma oral e em banners. Nesta edição, acontecerá o Lançamento do Desafio Labirinto, que é uma competição robótica organizada pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers).