Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Abertura do II Simpósio de Inclusão e Acessibilidade da UFPI

Abertura do II Simpósio de Inclusão e Acessibilidade da UFPI

Na manhã desta sexta-feira (20), realizou-se a abertura do II Simpósio de Inclusão e Acessibilidade, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento faz parte da programação do II Encontro de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (ENEESPI), que tem como objetivo discutir a acessibilidade dentro do ambiente acadêmico, bem como oferecer melhores possibilidades de deslocamento às pessoas com deficiência. A solenidade de abertura foi promovida no Auditório Salomé Cabral.

Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da UFPI, Prof Dr. José Arimateia Dantas Lopes; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Dra. Cristiane Bezerra; o Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto Sobrinho; e a organizadora do evento, Profa. Dra. Ana Valéria Marques.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Em seu pronunciamento, o Reitor justificou a sua ausência na abertura do ENEESPI em virtude de viagem para resolver compromissos da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e do Ministério da Educação (MEC), mas reforçou o apoio da Administração Superior da Instituição na realização de eventos acadêmicos. "Nós procuramos apoiar todos os eventos que nos chegam, desde semanas acadêmicas a congressos internacionais. Eu acredito que é de extrema importância essa oportunidade que é ofertada aos nossos estudantes, porque é o momento propício para o intercâmbio de conhecimento entre alunos e instituições de ensino", frisou.

Programação do II Simpósio

Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva (NEESPI), Profa Dra Ana Valéria Marques

Segundo a Professora Ana Valéria, o evento também recebe profissionais de outras instituições para promover os debates. "Nós vamos receber a Professora Marta Lúcia da Faculdade Santo Agostinho, além de contar com os docentes da nossa Universidade. Na oportunidade, eu tratarei de acessibilidade dentro das universidades, assim como a criação do Núcleo de Acessibilidade na UFPI", destacou.

Ao longo do dia acontecerão mesas-redondas e palestras. A primeira mesa a iniciar a programação traz a discussão "Acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior". Em seguida, às 14h, a mesa "Deficiência Auditiva", e finalizando o Simpósio, a palestra "Formação de professores e o desafio da prática em contexto exclusivo", ministrada pela Profa. Dra. Antônia Edna Brito.