Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > XXIV Seminário de Iniciação Científica começa hoje (25)

XXIV Seminário de Iniciação Científica começa hoje (25)

O XXIV Seminário de Iniciação Científica, evento já consolidado da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por fomentar o estímulo à pesquisa acadêmica, acontece entre hoje e se extende até o dia 27 deste mês, no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade. A cerimônia de abertura acontece logo mais às 08h30, no Cine Teatro. O seminário é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) e envolve mais de 700 alunos incluídos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas -PIBIC AF e Programa de Iniciação Científica Voluntária- ICV.

Neste ano, serão apresentados 782 trabalhos, número maior que o do ano passado, quando foram apresentados 718 pôsteres.

Reitor da UFPI, Professor Dr. Josér Arimateia Dantas Lopes

Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, o evento é muito importante para a Instituição. "Os Programas de Iniciação Científica e a realização do Seminário são fundamentais, especialmente, para a pesquisa e pós-graduação, porque os pesquisadores são formados a partir da Iniciação Científica. A Universidade tem dado apoio aos programas que são imprescindíveis na formação dos futuros pesquisadores da instituição", afirmou.

Durante o Seminário serão realizadas atividades científicas que contemplaram todas as áreas do conhecimento. Na tarde do dia 25, três minicursos serão ofertados para a comunidade acadêmica. O Minicurso 1: Estatística: Áreas de atuação, e introdução a técnicas básicas utilizando ferramentas computacionais. (Ciências Exatas, da Terra e Engenharias) será realizado no auditório do Centro de Tecnologia sob a Coordenação do Prof. Dr. Paulo Alexandre Araújo Sousa (UFPI) e ministrado pelo Prof. Dr. Fernando Ferraz do Nascimento (UFPI); O minicurso 2: Escrita e Organização retórica de projetos de pesquisa (Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes) acontecerá no auditório do CCE sob coordenação do Prof. Dr. Johny Santana de Araújo (UFPI) e ministrado pelo Prof. Dr. Francisco Alves Filho e por fim, o minicurso 3: Técnicas de Metodologia Aplicada à Pesquisa (Ciências da Vida) ocorrerá no auditório de Farmácia, sob coordenação da Profa. Dra. Maria do Carmo Carvalho Martins (UFPI) e exposição da Profa. Dra. Chistiane Mendes Feitosa (UFPI).

Confira o vídeo com a programação:

Seminário de Iniciação Científica, berço da pesquisa da UFPI

Edição de 2014 do Seminário de Iniciação Científica

XXIV Seminário de Iniciação Científica é destinado a alunos de graduação da UFPI e busca divulgar e avaliar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos discentes que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas -PIBIC AF, da Iniciação Científica Voluntária (ICV) e Programa Institucional de Bolsas para o Ensino Médio - PIBIC. Além disso, estimula os estudantes nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas de desenvolvimento fortalecendo sua a base acadêmica.

Organizador da Sessão de pôsteres, Prof. Marcos Lira

As exposições de pôsteres acontecerão de forma descentralizada, durante toda manhã dos dias 26 e 27, para facilitar a disseminação do conhecimento.  Os discentes farão a exposição dos trabalhos nos Espaços: Rosa dos Ventos e Noé Mendes. E a tarde, do dia 26, haverá a apresentação oral dos trabalhos de iniciação científica que acontecerá no Auditório da Farmácia (CCS), Auditório do CCE e auditório do CT. "O Seminário de Iniciação Científica é o evento de pesquisa mais importante da UFPI, onde os estudantes tem a oportunidade de apresentar seus trabalhos, resultados concretos das atividades realizadas durante o ano e bom local para o encontro e troca de experiência de docentes", explica o Prof. Me. Marcos Antônio Tavares Lira, responsável pela Coordenação da Sessão de pôsteres do 24º SIC.

Pró-reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho

Segundo o professor Dr. Pedro Vilarinho, Pró-Reitor da PROPESQ - Pró-Reitoria de Pesquisa, o Seminário de Iniciação Científica é o maior evento de pesquisa da Universidade. "O evento é fundamental para a instituição que quer ir buscar qualidade no ensino e na pesquisa. Os Programas de Iniciação Científica formam profissionais bem qualificados para mercado de trabalho e que têm a pretensão de obter uma pós-graduação pujante. A pesquisa e a Iniciação Científica são fundamentais na formação dos novos pesquisadores que irão trabalhar em diversas áreas no Piauí, ou em outros estados", afirmou o Pró-Reitor.

A Coordenadora de Pesquisa da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jaíra Maria Alcobaça

Em cada edição, durante o Seminário, alunos são avaliados por uma comissão externa de professores que avaliam os trabalhos inscritos na UFPI. Com o resultado, os alunos premiados fazem parte da cerimônia de entrega do Prêmio Destaque da Iniciação Científica 2015, realizada pela PROPESQ, representada pelo Comitê interno e externo, órgão avaliador da exposição de pôsteres da Universidade, que será realizada no dia 27 (sexta-feira), no auditório do CT. Em geral, a solenidade de premiação é presidida pelo Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas, acompanhado dos pró-reitores.