Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lia Renha ministra curso de Direção de Arte na UFPI
Início do conteúdo da página

Lia Renha ministra curso de Direção de Arte na UFPI

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Departamento de Artes Visuais, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em convênio com o Centro Audiovisual Norte-Nordeste (Canne), e a Fundação Joaquim Nabuco (MEC), promoveu o Curso Direção de Arte ministrado pela arquiteta, cenógrafa e diretora de arte Lia Renha. O curso, que teve inicio no dia 16 e vai até 21 de novembro, tem como objetivo apresentar aos participantes a definição de direção de arte, sua função e os caminhos para se tornar um diretor de arte, incluindo as leis e formação acadêmica.

O curso prentende agregar a prática com a teoria

Segundo Lia, o caminho para se tornar um diretor de arte deve se iniciar pela escola superior, como a de cenografia ou arquitetura. "Esse curso tem o propósito de, primeiramente, fazer os alunos entenderem o que é direção de arte, pois é algo difícil de ser entendido. Dessa forma, faço um curso que é a prática seguida da teoria. Nós até fazemos um curta metragem de verdade. Eles têm noção, inclusive, do que precisam estudar e aprimorar, adquirindo ferramentas para se tornarem bons profissionais de arte".

Arquiteta, cenógrafa e diretora de arte Lia Renha

Para a cenógrafa, o curso deve proporcionar ao aluno um mergulho capaz de traduzir formas, cores, aprofundar no conteúdo e refletir sobre os personagens e o universo que vai se trabalhar. "Aprendemos o mais importante: o que pensar. Pensar no ambiente, onde aquele personagem mora, se você sabe quem é ele. Além disso, estudar a época, fazendo pesquisas antes. E sempre orientando sobre  o que se precisa aprimorar. O meu curso explica muito o que cada um faz na área cênica: cinema, televisão, teatro".

Alunos tem a oportunidade de conhecer o universo da direção de arte e cenografia

E observa a área cênica como muito mais do que apenas colocar objetos em cena. "Não é só colocar um vasinho de flor em uma locação, são várias outras coisas. É preciso ter noção de lente, luz, câmera, projetar o espaço. Não é só ter bom gosto, tem que saber projetar, fazer desenho arquitetônico, criar cenários que irão para o estúdio, ter noção de dimensão. E é primordial uma escola que te dê essas ferramentas, como a de cenografia ou de arquitetura", conta.

Estudante do Curso de Artes Visuais, Tais Rodrigues

Para a estudante do sexto período do Curso de Artes Visuais, Tais Rodrigues, o curso de Direção de Arte é uma oportunidade de crescer profissionalmente. "São conhecimentos a mais sobre uma área que o nosso curso, por ser licenciatura, não oferece tanto. Então é um complemento, e uma forma de conhecermos mais sobre as artes visuais".

A trajetória de Lia Lenha

Cenógrafa com grande experiência na televisão, Lia Renha vem se dedicando cada vez mais à cenografia para cinema. Formada em arquitetura, fez um curso de extensão em cenografia na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde foi aluna de Luís Carlos Ripper e Marcos Flaksman, duas grandes "escolas" da cenografia brasileira. Trabalha também em publicidade e teatro. Estreou no cinema como assistente de Marcos Flaksman em Feitiço do Rio (Blame it on Rio, 1984), de Stanley Donen, comédia norte-americana rodada no Rio e protagonizada por Michael Caine. Passou a colaborar com o cinema brasileiro, assinando a cenografia e direção de arte de títulos como Um trem para as estrelas (1987), Dias melhores virão (1989) e Tieta do Agreste (1995), os três de Carlos Diegues, Copacabana (2001), de Carla Camurati. Dois de seus trabalhos em direção de arte para minisséries de TV viraram longas-metragens para o cinema: O auto da Compadecida (2000) e Caramuru - A invenção do Brasil (2001), ambos dirigidos por Guel Arraes, além de a série Hoje é dia de Maria - primeira e segunda jornada, dir. Luiz Fernando Carvalho, mini-série Dona Flor E Seus Dois Maridos dir. Mauro Mendonça Filho. Os programas: Irritando Fernanda Yang - GNT, Programa do Jô - Rede Globo, Domingão do Faustão, Programa Ana Maria Braga - Implantação, Programa Sérgio Groissman-Implantação, Os Normais O Filme Dir. José Alvarenga.

Fonte: Leidesousa's Blog

Fim do conteúdo da página