Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza II Encontro de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva
Início do conteúdo da página

UFPI realiza II Encontro de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A acessibilidade é um problema social cada vez mais discutido em espaços acadêmicos e que diz respeito à possibilidade de acesso das pessoas com deficiência aos espaços, proporcionando a maior independência e o direito de ir e vir a todos os lugares que necessitarem sem dificuldades.

É com o propósito de discutir essas questões que está sendo realizado o II Encontro de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva - ENEESPI, com início na manhã desta quarta-feira (18),  no Auditório do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento foi planejado pelo Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva e o Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC).

O II ENEESPI procura discutir a Educação Especial em uma perspectiva inclusiva

A cerimônia de abertura contou com a presença da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI (PRAEC/UFPI), Profa. Dra. Cristiane Batista Bezerra Torres; da Vice-Diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), Profa. Dra. Ana Beatriz Sousa Gomes; da Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal, Maria Vilani Cosme de Carvalho; da Profa. Dra. Rosa Almeida, do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE); e da Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva e Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), Profa. Dra. Ana Valéria Fortes Lustosa.

Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva, Profa. Dra. Ana Valéria Fortes Lustosa

Segundo a Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da UFPI, Profa. Dra. Ana Valéria Fortes Lustosa, a acessibilidade deve se estender a todos os momentos, e em todos os espaços da Universidade, desde as Pró-Reitorias até as unidades acadêmicas. "A realização desse evento é uma grande conquista para nós que pensamos na educação verdadeiramente inclusiva, e foi pensado como uma forma de contribuir para o processo de inclusão que vem se desenvolvendo há mais de 20 anos. A ideia foi realmente mostrar o conhecimento produzido a partir de ex-orientandos do programa de pós-graduação em educação".

A Coordenadora destaca também o objetivo do NAU em identificar alunos com autismo, paralisia cerebral, e desenvolver nestes um plano individualizado visando dar assistência. "O Núcleo de Acessibilidade da UFPI já tem algumas medidas sendo realizadas, como por exemplo, o mapeamento de quantos são os alunos com deficiência no Campus. Estamos em busca dos que precisam do NAU para que possam ter atendidas suas necessidades", explica a Profa. Dra. Ana Valéria Fortes Lustosa.

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI (PRAEC/UFPI), Profa. Dra. Cristiane Batista Bezerra Torres

A Profa. Dra. Cristiane Batista Bezerra Torres, comenta a importância da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários na consolidação do Núcleo de Acessibilidade. "Temos observado que a questão das pessoas com deficiência tem sido pauta em vários ministérios e universidades, e são chamadas para discutir a questão e implementar as políticas necessárias para que elas cheguem na universidade e se sintam integradas, incluídas e que consigam desenvolver seu potencial acadêmico, tornando profissionais com capacidade de devolver ao país tudo o que aprenderam".

Fim do conteúdo da página