Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançamento do CD NortrisTeresina
Início do conteúdo da página

Lançamento do CD NortrisTeresina

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

CD "NortrisTeresina: Espetáculo Musical"

Nesta quinta-feira (19), será realizado o lançamento do CD "NortrisTeresina: Espetáculo Musical". O nome do álbum, que faz referência ao texto "Tristeresina" do poeta Torquato Neto, trata-se de um trabalhado apresentado em um festival universitário de música, na cidade de Londrina (PR), no ano de 1974. Naquele período, os desenvolvedores do projeto musical eram estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O lançamento do CD acontecerá no Teatro 4 de Setembro, às 20h.

Prof. Dr. Viriato Campelo, docente do Departamento de Parasitologia e Microbiologia da UFPI

O projeto é composto por nove faixas de composições autorais piauienses, entre eles Assis Davis, Albert Piauí, Geraldo Brito, entre outros. Segundo o Prof. Dr. Viriato Campelo, docente do Departamento de Parasitologia e Microbiologia da UFPI, o teor das canções perpassa o regionalismo à crítica social. "Como as músicas foram compostas na década de 1970, elas irão fazer críticas ao regime ditatorial, em decorrência da censura às manifestações culturais que havia naquele período. Também é notória a presença de exaltação aos valores regionalistas, por se tratar de composições piauienses", frisou.

Além do Professor Viriato, outros docentes da UFPI fazem parte do projeto, ao exemplo do Prof. Evaldo Passos, atualmente no Departamento de Música. "Nós éramos todos estudantes universitários na época, então vimos à necessidade de recuperar todo esse registro histórico daquele período. Primeiro foi recuperado os textos, e em seguida as músicas que estavam gravadas em fita cassete, agora passamos para o formato digital", acrescentou Viriato.

O lançamento do CD proporcionará o desenvolvimento posterior de pesquisa, em virtude do recorte histórico. "Nós temos 40 anos de trabalho artístico, sem falar que o movimento que se iniciou dentro da Universidade, influenciou outros compositores e artistas que foram aparecendo depois da gente, como por exemplo, Edivaldo Nascimento, Naeno Batista, e outros nomes da música", completou.

Fim do conteúdo da página