Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza abertura do Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social

UFPI realiza abertura do Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está sediando a Oficina de Graduação e Pós-Graduação da Regional Norte da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS e o II Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social, que tiveram início nesta quarta-feira (28). A abertura aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia (CT), e os eventos seguem até esta sexta-feira (30).

Organizados por um coletivo de Unidades de Formação Acadêmica do Estado do Piauí, em conjunto com o Conselho Regional de Serviço Social - 22ª Região, ENESSO e Regional Norte de ABEPSS, os eventos têm por objetivo analisar a realidade do ensino superior no Brasil e na Região Norte, bem como as particularidades da supervisão de estágio em Serviço Social.

Entre os presentes na cerimônia de abertura estiveram o Vice-Presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Jodeylson Islony; a representante da Coordenação do Curso de Serviço Social da UFPI, Profa. Rita de Cássia Sobral; a Chefe do Departamento de Serviço Social da UFPI e representante do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social no Piaui, Profa. Lúcia Cristina Rosa; a representante do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI, Profa. Simone de Jesus Guimarães; e a representante da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Maria Eunice Pereira.

Vice-Presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Jodeylson Islony

Segundo Jodeylson Islony, o Fórum foi pensado na perspectiva de discutir os desafios e dilemas dentro do estágio em Serviço Social, a partir de palestras, mesas-redondas e discussões em grupo. "A formação profissional não pode estar desvinculada da realidade concreta do exercício profissional. Pensamos em discutir o estágio como espaço profissional, agregando não só supervisores, mas estudantes, estagiários, supervisores acadêmicos. E dessa forma encontrar estratégias de como melhorar as situações vividas nesse espaço. Vamos discutir também exatamente como se configura a graduação no ensino contemporâneo, bem como a pós-graduação em Serviço Social", destaca.

Chefe do Departamento de Serviço Social da UFPI, Profa. Lúcia Cristina Rosa

Para a Chefe do Departamento de Serviço Social da UFPI, Profa. Lúcia Cristina Rosa, uma das grandes preocupações atualmente é a manutenção da qualidade da formação, sobretudo no estágio obrigatório. "Vamos discutir o ensino superior e o estágio, especificamente dentro da área do Serviço Social, pois é a de maior precarização. É um ganho podermos estar somando forças para poder debater um tema ainda denso nas discussões".

Representante do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI, Profa. Simone de Jesus Guimarães

A representante do Programa de Pós-Graduação em Politicas Públicas da UFPI, Profa. Simone de Jesus Guimarães, conta que o evento pretende discutir as possibilidades de melhor qualidade dos cursos de pós-graduação. "Vamos trabalhar temas relacionados com o processo de formação profissional de assistente social, mas principlamente colocar os desafios relacionados com a questão de ensino de graduação", afirma.