Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza abertura do Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social
Início do conteúdo da página

UFPI realiza abertura do Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está sediando a Oficina de Graduação e Pós-Graduação da Regional Norte da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS e o II Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social, que tiveram início nesta quarta-feira (28). A abertura aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia (CT), e os eventos seguem até esta sexta-feira (30).

Organizados por um coletivo de Unidades de Formação Acadêmica do Estado do Piauí, em conjunto com o Conselho Regional de Serviço Social - 22ª Região, ENESSO e Regional Norte de ABEPSS, os eventos têm por objetivo analisar a realidade do ensino superior no Brasil e na Região Norte, bem como as particularidades da supervisão de estágio em Serviço Social.

Entre os presentes na cerimônia de abertura estiveram o Vice-Presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Jodeylson Islony; a representante da Coordenação do Curso de Serviço Social da UFPI, Profa. Rita de Cássia Sobral; a Chefe do Departamento de Serviço Social da UFPI e representante do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social no Piaui, Profa. Lúcia Cristina Rosa; a representante do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI, Profa. Simone de Jesus Guimarães; e a representante da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Maria Eunice Pereira.

Vice-Presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Jodeylson Islony

Segundo Jodeylson Islony, o Fórum foi pensado na perspectiva de discutir os desafios e dilemas dentro do estágio em Serviço Social, a partir de palestras, mesas-redondas e discussões em grupo. "A formação profissional não pode estar desvinculada da realidade concreta do exercício profissional. Pensamos em discutir o estágio como espaço profissional, agregando não só supervisores, mas estudantes, estagiários, supervisores acadêmicos. E dessa forma encontrar estratégias de como melhorar as situações vividas nesse espaço. Vamos discutir também exatamente como se configura a graduação no ensino contemporâneo, bem como a pós-graduação em Serviço Social", destaca.

Chefe do Departamento de Serviço Social da UFPI, Profa. Lúcia Cristina Rosa

Para a Chefe do Departamento de Serviço Social da UFPI, Profa. Lúcia Cristina Rosa, uma das grandes preocupações atualmente é a manutenção da qualidade da formação, sobretudo no estágio obrigatório. "Vamos discutir o ensino superior e o estágio, especificamente dentro da área do Serviço Social, pois é a de maior precarização. É um ganho podermos estar somando forças para poder debater um tema ainda denso nas discussões".

Representante do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFPI, Profa. Simone de Jesus Guimarães

A representante do Programa de Pós-Graduação em Politicas Públicas da UFPI, Profa. Simone de Jesus Guimarães, conta que o evento pretende discutir as possibilidades de melhor qualidade dos cursos de pós-graduação. "Vamos trabalhar temas relacionados com o processo de formação profissional de assistente social, mas principlamente colocar os desafios relacionados com a questão de ensino de graduação", afirma.

 

Fim do conteúdo da página