Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza abertura do Seminário Interestadual Educação Indígena
Início do conteúdo da página

UFPI realiza abertura do Seminário Interestadual Educação Indígena

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (22), a abertura do I Seminário Interestadual Educação Indígena e Interculturalidade no Território Etno-educacional Potirõ (Piauí e Ceará), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  O evento, que segue até o dia 24, tem como tema "O que os povos indígenas têm a nos ensinar sobre educação indígena?", e contará com uma programação que inclui debates e conferências.

Abertura do I Seminário Interestadual Educação Indígena e Interculturalidade no Território Etno-educacional Potirõ (Piauí e Ceará)

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Francisco Guedes; a Coordenadora do Seminário, Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Alves Bonfim; o Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho; a Profa. Dra. Andrea Acigarraga, da Universidade Estadual Vale do Acaraú; o Prof. Dr. Fabi Fontele, da Universidade Fedral do Ceará; e o Cacique João Venâncio, da Tribo Tremembé.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Para o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, as atividades realizadas durante o evento serão enriquecedoras. "Este Seminário é um marco para a Universidade Federal do Piauí na relação da interculturalidade e do respeito a todas as comunidades. Tenho certeza que todos sairão mais ricos com as discussões que serão realizadas", destaca.

Prof.ª  Dr.ª Maria do Carmo Alves Bonfim

A Coordenadora do evento, Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Alves Bonfim, diz ser fundamental a discussão a respeito da realidade indígena e sua inclusão. "Este evento é para possibilitar, provocar, impulsionar o trabalho articulado na UFPI sobre a realidade indígena, não só do Piauí, mas também em outros estados. Estamos lançando a pedra fundamental em termos de convivência com pessoas de grupos indígenas, e é importante a particiapação deles, não só nos eventos e seminários, mas também nos segmentos estudantis da Universidade".

Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho

Segundo o Diretor do Centro de Ciências da Educação (CCE), Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho, é preciso dar mais foco aos estudos sobre o povo indígena. "É com satisfação que o Centro de Ciências da Educação realiza este Seminário, ressaltando que a temática é bastante pertinente e atual, sendo extremamente necessário discutirmos com mais intensidade nossas origens".

Fim do conteúdo da página