Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba

I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba

Com o desafio de produzir saúde em "tempos de incertezas" aconteceu entre os dias  30 de outubro e 02 de novembro, o I Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba. Durante o evento, realizou-se,  também, o V Congresso Piauiense de Saúde Pública, o V Seminário de Ensino na Saúde e a I Mostra da Pós-Graduação FIOCRUZ/PI todos na  cidade de Parnaíba. O evento envolveu representantes das universidades, da gestão pública, trabalhadores da saúde, usuários dos serviços públicos de saúde, e todos os sujeitos envolvidos na consolidação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sessão - Outros processos de formação: existe algo novo no ar?

Segundo o Presidente do evento, o Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa, do Curso de Medicina de Parnaíba, o Congresso contou com 1047 trabalhos inscritos e um público de cerca de 1200 pessoas e teve como tema duas questões norteadoras: Como garantir sustentabilidade às inovações propostas para o ensino das profissões de saúde? E que novas propostas de formação existem atualmente?

"Durante o evento foram discutidas as inovações, conquistas e retrocessos no campo da inovação da formação médica e as perspectivas para enfrentar as dificuldades por meio do diálogo entre todos os sujeitos envolvidos na saúde: gestores, trabalhadores, alunos, movimentos sociais e instituições formadoras e do fortalecimento do SUS como sistema de atenção e espaço de formação, onde essas problemáticas foram discutidas e debatidas pela Profa. Dra. Laura Fuerwercker da USP; Profa. Dra. Sylvia Batista da UNIFESP - Baixada Santista; e Profa. Dra. Dagmar Meyer", explicou José Ivo.

Lançamento do livro "Ensino na Saúde na UFPI: narrativas, experiências e inovações de caminhos"

No evento também foi lançado o Livro "Ensino na Saúde na UFPI: narrativas, experiências e inovações de caminhos". "O livro é o resultado de pesquisas e análise realizadas por pesquisadores sobre a formação em saúde na UFPI com o apoio da CAPES que inicia com uma tiragem de 1000 exemplares estudando os cursos de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Serviço Social, Odontologia e a relação da formação com os saberes populares", afirma.

Lançamento do livro "Ensino na Saúde na UFPI"

Além disso, o Congresso abriu espaço para a exposição de trabalhos científicos, palestras, oficinas, cursos, minicursos e debates, tanto de cunho puramente acadêmico e científico quanto social.

Confira mais fotos do evento: