Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Simpósio de História recebe visita de estudantes da rede pública de ensino

Simpósio de História recebe visita de estudantes da rede pública de ensino

As oficinas foram realizadas nas salas do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL)

Na manhã desta sexta-feira (09), o XII Simpósio de História e I Seminário da Pós-Graduação em História do Brasil, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizaram seis oficinas com o objetivo de receber estudantes do ensino fundamental e médio de três escolas da rede pública de ensino. As temáticas abordadas tratam da relação entre história e imagem, cinema, artes-plásticas, música, entre outros assuntos.

Coordenadora do PIBID-História, Profa Dra Cláudia Fonteneles

As oficinas foram organizadas pela Coordenação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID-História). Cerca de 120 estudantes das escolas Darcy Araújo, Pedro Freitas Neto e do CEPTI Governador Dirceu Mendes Arcoverde participaram das atividades. "O nosso objetivo é fazer com que os estudantes percebam que a história é um fazer cotidiano e intencional do presente. Então, o estudo desta área fornece protagonismo tanto aos sujeitos que estamos estudando no passado, quanto aos estudantes. E isso é importante para que eles tenham vontade de ingressar na Universidade, porque esse espaço também é deles", destacou a coordenadora do PIBID de História, Profa Dra Cláudia Fonteneles.

Mestrando da Pós-Graduação em Políticas Públicas, Sthênio Sousa

Segundo o mestrando em Políticas Públicas, Sthênio Sousa, o espaço destinado a receber estudantes é essencial para estreitar os laços com a comunidade. "Nós idealizamos esse momento trazendo as crianças para dentro da UFPI, onde elas terão um momento não só para aprendizagem, mas também para lazer e diversão. Então, eu espero que essas crianças se sintam bem recebidas por toda a Universidade", comentou.

Estudante do Ensino Médio, Pedro Henrique Viera

Os estudantes que participaram das seis oficinas sob a coordenação dos alunos do PIBID são de turmas do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. "Eu acho muito interessante, porque é a oportunidade para conhecer a Universidade que um dia todos nós temos vontade de estudar", frisou o estudante do 2º ano do ensino médio, Pedro Henrique Vieira, de 16 anos.

A programação do Simpósio de História se encerra com conferência nesta noite, com o Prof. Dr. Arno Wehling, que ministra a palestra "O IHGB e a Escrita da História do Brasil".