Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI sensibiliza usuários sobre necessidade de cumprimento de normas

HU-UFPI sensibiliza usuários sobre necessidade de cumprimento de normas

Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Prof. Dr. Newton Lima e o Superintendente do HU-UFPI, Dr. José Miguel Luz Parente, acompanham o projeto de divulgação de normas operacionais no hospital

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) está lançando, em perspectiva de aplicação piloto, normas operacionais a serem seguidas por usuários, acompanhantes e visitantes.

As normas traduzem objetivos do hospital universitário e descrevem condições para a garantia do exercício de direitos e deveres dos usuários. De acordo com a Ouvidora do HU-UFPI e membro do grupo de elaboração das normas, Leila Leal Leite, "uma equipe multiprofissional composta de enfermeiros, advogada, psicólogo, administradora, fisioterapeuta, assistente social se empenharam, em um trabalho multidisciplinar, para atender as diversas necessidades da nossa demanda".

Para a elaboração foram realizadas reuniões com a equipe médica, de enfermagem, nutrição, controle de infecção, capelania e hotelaria para melhor definição das presentes normas antes da divulgação definitiva.

Estudantes do curso de Enfermagem da UFPI participam do processo de sensibilização para propiciar cumprimento de normas por pacientes, acompanhantes e visitantes

Durante a segunda quinzena de setembro, os estudantes de enfermagem da Universidade Federal do Piauí participaram do projeto "Posso Ajudar - Amigos do HU", atuando em ações de divulgação das normas em diferentes espaços do HU-UFPI, sensibilizando toda comunidade assistida no hospital. "Com a atuação desses estudantes, evidencia-se a preocupação da gestão atual do hospital em dar publicidade às normas, antes da aplicação efetiva das mesmas, que ocorrerá neste mês de outubro", esclarece a ouvidora Leila Leal.

Os estudantes, em abordagem humanizada a usuários, acompanhantes e visitantes promoveram acolhimento e forneceram esclarecimentos quanto às normas. A estudante de enfermagem Samya Soares, que participou do processo de sensibilização acerca das normas, explica que "essa etapa do projeto é fundamental tanto para pacientes, visitantes e acompanhantes quanto para os funcionários do hospital, pois é o alicerce para que, em um momento próximo, as normas tenham aplicabilidade efetiva. Consolida-se, portanto, como a base que sustentará o ‘cumprir e fazer cumprir' as normas, por parte de todos os envolvidos no funcionamento do HU-UFPI".

A mobilização para divulgação das normas desde a sensibilização até a fase de cumprimento, visa preservar direitos e deveres dos usuários e demais pessoas que circulam no hospital.

A professora Dra. Elaine Cristina Carvalho Moura, docente do Departamento de Enfermagem da UFPI e Chefe da Hotelaria no Hospital Universitário, destaca a importância da participação dos estudantes no processo. "Estamos em um momento de estruturação para atender o nível de segurança em acreditação. É muito importante que os estudantes participem desse processo de colaborar com esse momento histórico de divulgação das primeiras normas para usuários, aproveitando a oportunidade de aprimorar uma linguagem não técnica, mas de base cientifica junto ao público", observa.

Confira no link algumas regras.