Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI firma convênio com Associação Brasil Planeta Verde

UFPI firma convênio com Associação Brasil Planeta Verde

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (07), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, assinou o acordo que define a parceria com a Associação Brasil Planeta Verde. Intitulado de "Rede de Defesa e Proteção Animal do Piauí" (Rede Pro-Animal), o convênio define a criação de um projeto piloto no estado. A parceria resulta na criação de núcleos em sete cidades piauienses para o atendimento e promoção de políticas educativas de proteção aos animais. As atividades serão responsáveis por mobilizar docentes e estudantes dos Cursos de Biologia, Medicina Veterinária, e áreas afins da UFPI.

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Na ocasião, estiveram presentes o Diretor do Hospital Veterinário Universitário (HVU-UFPI), Prof. Dr. João Macedo; o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Dr. André Santana; o Coordenador de Planos, Programas e Projetos, da PROPLAN, Luiz Antônio Meneses; o representante da Prefeitura Universitária (PREUNI), Pedro Rodrigues; os representantes da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (FADEX), Dóris Carvalho de Amorim e Álisten Augusto; os docentes do Curso de Medicina Veterinária, Prof. Dr. Francisco Lima, Prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Batista e Prof. Dr. Marcelo Campos Rodrigues; o presidente da Brasil Planeta Verde, Odair Bernardo Pinto; e demais representantes da associação, Walter Godoi Vita e Décio Berto.

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

O Reitor iniciou seu pronunciamento falando da criação do Centro de Vocação Tecnológica na cidade de Luís Correia, após acordo firmado com a prefeitura daquele município. "Assim como em Luís Correia, a UFPI busca se fazer presente para além dos seus muros, recentemente estabelecemos um outro convênio na cidade de Parnaíba para o desenvolvimento de pesquisa. Então, eu tenho certeza que esse projeto será muito importante não só para o crescimento da Universidade, mas também para a defesa e proteção dos animais", destacou.

Diretor do HVU-UFPI, Prof. Dr. João Macedo

Além da implantação da Rede Pro-Animal, o convênio visa à ampliação do HVU da UFPI. "Nós vamos ampliar o nosso Hospital Veterinário, e os municípios que serão contemplados com os núcleos da Rede Pro-Animal contarão com unidades para atendimento e tratamento dos animais. O projeto propõe uma estrutura semelhante a do nosso hospital, com unidade de remoção, telefones para denúncia de maus-tratos, desenvolvimento de políticas de conscientização para proteção dos animais, sem falar que serão ofertadas oportunidades para a aplicação de atividades práticas por alunos da UFPI", acrescentou o Prof. Dr. João Macedo.

Professor Décio Berto

Um dos idealizadores do projeto, o Prof. Décio Berto, comenta que o projeto terá duas propostas. Uma trata da saúde animal, e a outra, do cuidado com a saúde humana. "O projeto não irá favorecer somente os animais, mas também os proprietários desses animais, uma vez que um ambiente saudável é essencial para a convivência do homem com o seu bichinho de estimação", frisou.

O projeto Rede Pró-Animal consiste em um protótipo piloto que vai abrigar 95 municípios, agrupados em sete regiões circunvizinhas, como Teresina, Campo Maior, Floriano, Parnaíba, Picos e Piripiri. As ações desenvolvidas serão aplicadas por meio de Núcleos de Atendimento a Animais em Situação de Risco (NAAR).