Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI visita Fundação Cultural do Cristo Rei
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPI visita Fundação Cultural do Cristo Rei

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Reitor da UFPI visita instalação do Museu Dom Avelar Brandão Vilela

Na manhã da última segunda-feira (29), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, realizou visita à Fundação Cultural do Cristo Rei. O encontro teve por objetivo discutir uma parceria com a entidade, visando além do fomento à pesquisa, a conservação de artefatos arqueológicos que se encontram nos domínios da fundação.

Artefatos, pergaminhos e documentos históricos se encontram no museu

O momento foi oportuno para conhecer as instalações do Museu Dom Avelar Brandão Vilela, que fica localizado dentro da Fundação Cultural, no bairro Cristo Rei, em Teresina. A visita contou com a presença de professores da UFPI dos Cursos de Arqueologia, Farmácia e Química, além do presidente da Fundação do Cristo Rei, Padre Pedro Biodan Maione, e sua companheira pastoral Lígia de Sousa Martins.

Museu Dom Avelar Brandão Vilela

Museu fica nas instalações da Fundação Cultural do Cristo Rei

O museu Dom Avelar Brandão Vilela é um museu comunitário criado na década de 1970, pelo Padre Pedro Biondan Maione. Ele é um padre jesuíta e italiano que participou da fundação do bairro Cristo Rei, desenvolvendo diversos trabalhos tanto de caráter social quanto cultural. O museu foi constituído a partir de coleções pessoais do padre e doações de diversas pessoas da comunidade, da cidade, de fora do Piauí e até de outros países. Atualmente, o acervo possui as seguintes coleções: conquiliologia, animais taxidermizados, paleontologia, etnografia, mineralogia e arqueologia. Em meio à coleção de arqueologia, sobressai-se o acervo numário, ciência que se ocupa de moedas e medalhas, por viabilizar estudos diversos, principalmente, na área de arqueologia clássica.

Fim do conteúdo da página