Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Participantes do Programa Mais Médicos no Piauí apresentam TCC
Início do conteúdo da página

Participantes do Programa Mais Médicos no Piauí apresentam TCC

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A abertura da Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) que atuam no Piauí teve início nessa terça-feira (22). Os trabalhos são resultados das intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado. Durante os dias 22 e 23 de setembro seão apresentadas 87 defesas em Teresina.

Da esq. para a dir.: João Antonio, João Vitor Barbosa, Anaclaudia Fassa, Bernardo Eustáquio e Elizabeth Fassa

Estiveram presentes a Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde da Família (ESF-Ead), Anaclaudia Gastal Fassa, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); a Coordenadora Pedagógica, Elizabeth Fassa (UFPel), Bernardo Eustáquio, representando a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS); João Vitor Barbosa, representante da PMMB no Piauí; e José Antônio Carvalho, representando o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no estado e a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí.

Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde da Família (ESF-EaD), Anaclaudia Fassa.

A Coordenadora do ESF-EaD, Anaclaudia Fassa, ressalta a atuação dos profissionais. "O Curso é focado na atividade prática. Eles precisam realizar uma intervenção nas Unidades Básicas de Saúde em que estão atuando. Nesse contexto, de ampliação do acesso a atenção primária à saúde, apoiamos melhorando a qualidade da atenção. Melhora-se, por exemplo, a cobertura vacinal, amplia-se o exame do pé do diabético e o número de gestantes que fazem os exames ginecológicos e de mama durante o pré natal", comenta. E acrescenta que, "estamos oferecendo o curso de especialização para os profissionais do Programa Mais Médicos em 7 estados do país. São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, exceto a região metropolitana", explica.

Representante do PMMB no Piauí, João Vitor Barbosa

Para o representante do PMMB, João Vitor Barbosa, os trabalhos desenvolvidos são muito importantes para os municípios do Piauí. "São 79 médicos se especializando por meio do Programa Mais Médicos. A maioria desenvolveu trabalhos sobre hipertensão, mas outros optaram por focar na área da Saúde da Família, como a saúde do idoso, da criança e da mulher. O trabalho bem sucedido de uma equipe pode ser difundido por todo um município, levando a uma maior cobertura da atenção básica. No Piauí são 362 médicos. Desses, 38 são brasileiros, 6 são intercâmbistas individuais, 44 são do Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) e 274 são médicos intercambistas da cooperação, esses são os médicos cubanos. Todos estão distribuídos em 144 municípios do Piauí", comemora.

Coordenadora do NUEPES/UFPI, Liz Cardoso Marinho

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é supervisora do programa no Estado e colabora com monitores e no apoio logístico do funcionamento dos trabalhos. A Coordenadora do NUEPES/UFPI, Lis Cardoso Marinho, explica que "a UFPI supervisiona mensalmente o trabalho do médico. Se ele está cumprindo a carga horária e se ele está cumprindo o que estabelece a estratégia da Saúde da Família. Todo esse monitoramento é feito in loco pelos supervisores".

Médico Osvaldo Castellanos Rabanal apresentou o TCC

Um dos participantes que apresentou seu trabaho foi o médico cubano Osvaldo Castellanos Rabanal. Com o tema "Melhoria da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa na Esf. Mimbó, em Amarante, Piauí", ele comemora o resultado do seu trabalho durante o programa. "A experiência foi ótima. O trabalho com a comunidade, o aprendizado com o povo, foi muito gratificante. Trabalhamos muito com os líderes da comunidade e com os orientadores, o que possibilitou a realização do projeto", conclui.

 

Fim do conteúdo da página