Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Participantes do Programa Mais Médicos no Piauí apresentam TCC

Participantes do Programa Mais Médicos no Piauí apresentam TCC

A abertura da Sessão Acadêmica Pública de Defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB) que atuam no Piauí teve início nessa terça-feira (22). Os trabalhos são resultados das intervenções realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado. Durante os dias 22 e 23 de setembro seão apresentadas 87 defesas em Teresina.

Da esq. para a dir.: João Antonio, João Vitor Barbosa, Anaclaudia Fassa, Bernardo Eustáquio e Elizabeth Fassa

Estiveram presentes a Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde da Família (ESF-Ead), Anaclaudia Gastal Fassa, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); a Coordenadora Pedagógica, Elizabeth Fassa (UFPel), Bernardo Eustáquio, representando a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS); João Vitor Barbosa, representante da PMMB no Piauí; e José Antônio Carvalho, representando o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no estado e a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí.

Coordenadora do Curso de Especialização em Saúde da Família (ESF-EaD), Anaclaudia Fassa.

A Coordenadora do ESF-EaD, Anaclaudia Fassa, ressalta a atuação dos profissionais. "O Curso é focado na atividade prática. Eles precisam realizar uma intervenção nas Unidades Básicas de Saúde em que estão atuando. Nesse contexto, de ampliação do acesso a atenção primária à saúde, apoiamos melhorando a qualidade da atenção. Melhora-se, por exemplo, a cobertura vacinal, amplia-se o exame do pé do diabético e o número de gestantes que fazem os exames ginecológicos e de mama durante o pré natal", comenta. E acrescenta que, "estamos oferecendo o curso de especialização para os profissionais do Programa Mais Médicos em 7 estados do país. São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, exceto a região metropolitana", explica.

Representante do PMMB no Piauí, João Vitor Barbosa

Para o representante do PMMB, João Vitor Barbosa, os trabalhos desenvolvidos são muito importantes para os municípios do Piauí. "São 79 médicos se especializando por meio do Programa Mais Médicos. A maioria desenvolveu trabalhos sobre hipertensão, mas outros optaram por focar na área da Saúde da Família, como a saúde do idoso, da criança e da mulher. O trabalho bem sucedido de uma equipe pode ser difundido por todo um município, levando a uma maior cobertura da atenção básica. No Piauí são 362 médicos. Desses, 38 são brasileiros, 6 são intercâmbistas individuais, 44 são do Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) e 274 são médicos intercambistas da cooperação, esses são os médicos cubanos. Todos estão distribuídos em 144 municípios do Piauí", comemora.

Coordenadora do NUEPES/UFPI, Liz Cardoso Marinho

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é supervisora do programa no Estado e colabora com monitores e no apoio logístico do funcionamento dos trabalhos. A Coordenadora do NUEPES/UFPI, Lis Cardoso Marinho, explica que "a UFPI supervisiona mensalmente o trabalho do médico. Se ele está cumprindo a carga horária e se ele está cumprindo o que estabelece a estratégia da Saúde da Família. Todo esse monitoramento é feito in loco pelos supervisores".

Médico Osvaldo Castellanos Rabanal apresentou o TCC

Um dos participantes que apresentou seu trabaho foi o médico cubano Osvaldo Castellanos Rabanal. Com o tema "Melhoria da Atenção à Saúde da Pessoa Idosa na Esf. Mimbó, em Amarante, Piauí", ele comemora o resultado do seu trabalho durante o programa. "A experiência foi ótima. O trabalho com a comunidade, o aprendizado com o povo, foi muito gratificante. Trabalhamos muito com os líderes da comunidade e com os orientadores, o que possibilitou a realização do projeto", conclui.